Ataque no Iraque deixa ao menos 1 militar dos EUA morto, segundo relatos (VÍDEO)

© AP Photo / Felipe DanaCivis iraquianos deixam a cidade de Mossul, no Iraque, destruída por confrontos entre o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) e forças de segurança iraquianas, em 4 de julho de 2017 (foto de arquivo)
Civis iraquianos deixam a cidade de Mossul, no Iraque, destruída por confrontos entre o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) e forças de segurança iraquianas, em 4 de julho de 2017 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2021
Nos siga noTelegram
Um agente de segurança privado norte-americano morreu e diversas outras pessoas ficaram feridas após um ataque com foguetes nesta noite na cidade de Arbil, capital do Curdistão iraquiano, segundo autoridades locais.

O ataque com foguetes foi realizado durante a noite desta segunda-feira (15) em Arbil e suas proximidades. De acordo com o Ministério do Interior da região, "diversos locais foram afetados e, segundo dados preliminares, há diversos feridos".

Por sua vez, as forças antiterroristas do Curdistão declararam que dois projéteis atingiram o aeroporto internacional, próximo da base militar de Harir, operada pela coalizão internacional liderada pelos EUA. Não há informações sobre danos pessoais ou materiais no aeroporto.

Um terceiro foguete derrubou a parede de um prédio de apartamentos, deixando duas pessoas feridas, informaram as autoridades.

"Houve um agente de segurança privado morto, cinco agentes de segurança feridos e um militar norte-americano ferido", confirmou o porta-voz da coalizão, Wayne Marotto, em seu Twitter.

Para estabelecer quem esteve por trás desta agressão foi formada uma comissão de investigação conjunta entre as autoridades do governo central e as do Curdistão, dirigida pelo primeiro-ministro iraquiano, Mustafa Kazemi.

​Relatos iniciais indicam que um fogo indireto atingiu as Forças da Coalizão em Arbil durante a noite. Houve 1 agente de segurança privado morto, 5 agentes de segurança feridos e 1 militar norte-americano ferido. Mais informações a seguir.

O ministro do Interior do Iraque pediu aos cidadãos que se mantivessem afastados dos lugares impactados, sem sair de suas casas enquanto o ataque está sendo investigado.

Em novembro de 2020, o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países) intensificou sua atividade no Iraque, apesar da forte presença militar dos EUA.

Este grupo terrorista não atua no Curdistão, ao contrário de outras partes do Norte e Centro do Iraque. Não obstante, atualmente há uma campanha do Exército da Turquia contra a guerrilha do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) na zona fronteiriça neste país.

Em setembro de 2020, o aeroporto de Arbil foi atacado com seis projéteis que não causaram danos, nem vítimas. A autoria destes ataques não chegou a ser estabelecida.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала