Desenterradas no Irã ruínas de majestoso portal construído por Ciro, o Grande (FOTOS)

© AP Photo / Ebrahim NorooziEstruturas em deserto do Irã
Estruturas em deserto do Irã - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2021
Nos siga noTelegram
Equipe internacional de arqueólogos descobriu durante escavações nos arredores da antiga cidade de Persépolis, no sul do Irã, ruínas de portal monumental construído sob a ordem de Ciro, o Grande, fundador do Império Aquemênida de 550 a 330 a.C.

Das escavações, conduzidas por uma missão conjunta de arqueólogos iranianos, italianos e especialistas em patrimônio cultural, foram desenterrados fragmentos de um enorme portal que media 30 metros por 40 metros, de aproximadamente 12 metros de altura.

Os arqueólogos conseguiram provar que o rei Ciro, que governou entre os anos 559 e 530 a.C., ordenou a construção do portal perto de Persépolis e que esta estrutura magnífica foi usada durante o reinado de seu filho Cambises, que o sucedeu, escreve o jornal Tehran Times.

"O portal foi feito de tijolos e materiais de argila, e toda a parte exterior foi decorada com tijolos pintados. As partes inferiores e o plinto das paredes foram adornados com temas de flores de lótus. A parte principal e a fachada das paredes foram embelezadas com vários painéis coloridos de animais míticos, e símbolos de crença dos antigos iranianos, elamitas e mesopotâmios", explicou arqueólogo iraniano Alireza Askari-Charoudi.

​Recentemente no Irã foi descoberto em Tol-e Ajori, perto de Persépolis, um dos achados arqueológicos mais significativos e emocionantes – ruínas de um enorme portal construído por Ciro, o Grande. Teria sido semelhante ao Portal de Ishtar da Babilônia.

"Especialmente, a sala central tem inscrições em babilônico e elamita (escritura cuneiforme)", acrescentou.

De acordo com o arqueólogo, a soma de documentos escritos, materiais de construção, motivos utilizados para decorar a fachada do edifício, e segundo o método de datação por carbono 14 (C-14) e outras evidências revelam que esta estrutura foi construída após 539 a.C. em honra da conquista da Babilônia por Ciro, o Grande.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала