Parlamento Europeu quer barrar funcionamento de usina nuclear na Bielorrússia

© Sputnik / Viktor Tolochko / Abrir o banco de imagensConstrução da planta de energia nuclear Astravets, na região de Grodno, na Bielorrússia
Construção da planta de energia nuclear Astravets, na região de Grodno, na Bielorrússia - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2021
Nos siga noTelegram
O Parlamento Europeu votou por maioria nesta quinta-feira (11) para barrar o funcionamento da usina nuclear Astravets, construída na Bielorrússia, citando questões pendentes de segurança.

O órgão consultivo da União Europeia (UE) adotou uma resolução não vinculativa com 642 votos a 29, além de 21 abstenções, pedindo a Bruxelas que exija a suspensão do lançamento até que a planta seja aprovada em todos os testes de resistência.

A resolução diz que o Parlamento Europeu "lamenta profundamente o início apressado da atividade comercial da planta em março de 2021 e enfatiza que todas as recomendações de segurança do ENSREG [Grupo Europeu de Reguladores de Segurança Nuclear] devem ser implementadas".

O documento aprovado também citou a proximidade da usina com as fronteiras externas da UE como um ponto de preocupação. A usina fica a cerca de 48 quilômetros da capital da Lituânia, além de estar próxima de Polônia, Letônia e Estônia.

© Sputnik / Sergei Mamontov / Abrir o banco de imagensCorporação russa de tecnologia nuclear Rosatom
Parlamento Europeu quer barrar funcionamento de usina nuclear na Bielorrússia - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2021
Corporação russa de tecnologia nuclear Rosatom

O Parlamento Europeu também argumenta que a instalação se trata de um projeto geopolítico entre a Rússia e a Bielorrússia que configura uma "fonte de possível ameaça" para a UE em termos de segurança, saúde e proteção ambiental.

A planta nuclear foi ativada em novembro de 2020 e foi construída pela estatal nuclear russa Rosatom em estrita conformidade com as normas internacionais. Um segundo reator nuclear deverá ser ativado no país no ano que vem.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала