- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Senado aprova adesão do Brasil em convenção internacional de combate ao racismo

© Folhapress / Bia FanelliFachada do Congresso Nacional, em Brasília, DF.
Fachada do Congresso Nacional, em Brasília, DF. - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2021
Nos siga noTelegram
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (10) a adesão do Brasil na Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância.

A Convenção foi adotada em 2013, na 43ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), realizada em Antígua, na Guatemala. O texto foi enviado ao Congresso Nacional em maio de 2016 e aprovado na Câmara em dezembro do ano passado.

Os senadores aprovaram o texto por unanimidade em dois turnos. No primeiro turno, votaram a favor da iniciativa 71 senadores; no segundo turno, 66. As informações foram publicadas na página do próprio Senado.

O senador Paulo Paim (PT-RS), relator da matéria no Senado, afirmou que a luta contra o racismo e a intolerância deve ser a luta de todos os brasileiros.

"Ratificar a convenção interamericana contra o racismo é declarar, é validar, é confirmar o compromisso do Brasil com o respeito e o amor ao próximo, independentemente de raça, origem, cor, orientação sexual. Aprovar a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância é fortalecer o grande pacto de proteção para todos os seres humanos", declarou.

A Convenção traz conceitos-chaves de discriminação racial, discriminação racial indireta, discriminação múltipla ou agravada, racismo, medidas especiais ou de ação afirmativa e intolerância.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала