Submarino japonês colide com navio comercial ao voltar à superfície

© REUTERS / Japan Maritime Self-Defense Force/Handout via Reuters/FilesSubmarino Soryu da Força Marítima de Autodefesa japonesa
Submarino Soryu da Força Marítima de Autodefesa japonesa  - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2021
Nos siga noTelegram
Um submarino da Marinha do Japão colidiu ontem (8) com um navio comercial no Oceano Pacífico. Três tripulantes do submarino ficaram levemente feridos, e a embarcação não registrou danos.

O Soryu, com 84 metros de comprimento, raspou no casco do navio enquanto voltava à superfície, disse o Ministério da Defesa do Japão, acrescentando que o mastro da antena do submarino e outras partes superiores foram levemente danificados.

O Soryu é um submarino diesel-elétrico com um deslocamento padrão de 2.950 toneladas e uma tripulação de cerca de 65 pessoas. Apesar do choque, a embarcação foi capaz de continuar navegando.

O porta-voz do governo Katsunobu Kato disse em uma entrevista coletiva que o navio envolvido na colisão, quando contatado pela Guarda Costeira do Japão, relatou que nenhum impacto foi sentido, e que nenhum dano foi registrado.

© AFP 2022 / Peter ParksSubmarino da classe Soryu Hakuryu é visto atracado na base naval de Sydney, Austrália, em 15 de abril de 2016
Submarino japonês colide com navio comercial ao voltar à superfície - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2021
Submarino da classe Soryu Hakuryu é visto atracado na base naval de Sydney, Austrália, em 15 de abril de 2016

O navio atingido foi um graneleiro - categoria que carrega mercadorias a granel, como minerais, carvão e grãos - com bandeira de Hong Kong, segundo informações do Japan Times.

A colisão ocorreu ao largo do cabo Ashizuri, na província de Kochi. O ministro da Defesa japonês, Nobuo Kishi, disse que o submarino, que estava em treinamento de rotina, avistou o navio comercial pelo periscópio enquanto subia, mas não foi capaz de evitá-lo a tempo.

Como o equipamento de comunicação do submarino foi danificado no acidente, o relato do incidente foi atrasado. A tripulação acabou conseguindo fazer isso por telefone celular horas mais tarde.

Algumas fotos de boa qualidade do Soryu após sua colisão com uma embarcação civil. Parece que o submarino ficará fora de ação por um tempo para fazer os reparos necessários no estaleiro​.

Kishi disse que foi instruído pelo primeiro-ministro Yoshihide Suga para confirmar a segurança do navio comercial e fornecer assistência de resgate, se necessário.

A Guarda Costeira do Japão disse que abrirá uma investigação, já que o incidente pode colocar o tráfego em risco devido à negligência. O Conselho de Segurança de Transporte do Japão lançou sua própria investigação.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала