- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Inflação oficial brasileira desacelera para 0,25% em janeiro, aponta IBGE

© Folhapress / Genival Paparazzi/Photo PressPrateleira de supermercado mostra alta no preço dos pacotes de arroz no Brasil.
Prateleira de supermercado mostra alta no preço dos pacotes de arroz no Brasil. - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2021
Nos siga noTelegram
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), avançou 0,25% em janeiro, após ter subido 1,35% em dezembro.

Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 4,56%, acima dos 4,52% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2020, a variação havia sido de 0,21%.

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, e se refere às famílias com rendimento monetário de um a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.

O valor desta terça-feira (9) é a menor taxa mensal desde agosto de 2020 (0,24%). As informações foram publicadas no portal oficial do IBGE.

​Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em janeiro. A maior variação (1,02%) e o maior impacto (0,22%) vieram do grupo Alimentação e bebidas, de acordo do IBGE.

O item que mais contribuiu para a inflação perder força em janeiro foi energia elétrica, que teve queda de 5,6% e representou o maior impacto negativo no índice do mês.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала