Decifrados desenhos rupestres encontrados em gruta no México (FOTO)

© Foto / Pixabay / FlorenceD-pixArte rupestre (foto de arquivo)
Arte rupestre (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2021
Nos siga noTelegram
Os especialistas estudaram uma série de desenhos rupestres vinculados à tradição indígena otomi de pintura branca no México, concluindo que a arte pode revelar a longa conexão humana com o espaço.

A Gruta de La Mesita, localizada entre Hidalgo e Veracruz, abriga um valioso patrimônio. Apenas no lado de Veracruz existem 26 locais com pictogramas em abrigos de rochas e outras formações naturais.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História do México acreditam que os desenhos rupestres agora estudados estão associados com uma cerimônia denominada Fogo Novo.

​A Gruta de La Mesita e todo o corredor onde esta se localiza seguem sendo lugares de culto para os Otomi, que ainda consideram a Lua e os monólitos entidades ligadas a seus ancestrais.

A gruta possui painéis com elementos gráficos onde é possível observar desenhos relacionados às constelações de Miec e Mamalhuaztli.

Entre os desenhos rupestres também é possível distinguir personagens antropomorfos com adereços, mordidas de dentes, e inclusive uma pessoa com uma perna decepada.

"Tudo isso é característica de Tezcatlipoca, figura náuatle que às vezes acompanhava as chamas do fogo sob a forma de Mixcóatl", explicou Alfonso Torres, um dos pesquisadores do estudo.

Além disso, os pesquisadores notaram um contraste lógico na localização dos desenhos, já que o painel que mostra as constelações se encontrava a uma altura considerável na caverna, enquanto outros desenhos que fazem alusão a eventos aquáticos se encontravam em painéis localizados ao nível do solo.

Os especialistas consideram que a Gruta de La Mesita e o corredor onde esta se encontra seguem sendo um lugar de culto para os Otomi, que ainda consideram a Lua e os monólitos entidades ligadas a seus ancestrais. É por isso que ainda realizam diversas cerimônias com os desenhos rupestres.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала