OTAN escolhe cidade francesa para acolher novo 'centro de excelência' militar espacial

© AP Photo / Mindaugas KulbisSoldados da França integrando tropas da OTAN
Soldados da França integrando tropas da OTAN - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2021
Nos siga noTelegram
Apesar de a Aliança Atlântica ter rejeitado o interesse em militarizar o espaço, vários de seus membros, incluindo os EUA, Reino Unido e a França, têm se orientado nos últimos anos para um possível conflito no campo espacial.

A OTAN anunciou na quinta-feira (4) que o "centro de excelência" seria instalado na cidade francesa de Toulouse, que é, por sua vez, base do Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES, na sigla em francês), a agência espacial do país, e que sediará no futuro seu Comando Militar Espacial. De igual modo, também se encontram em Toulouse importantes instalações da indústria aeroespacial europeia, incluindo um centro de treinamento da Airbus e uma fábrica da Thales Alenia.

De acordo com a Defense News, o novo centro espacial será um centro de ensino superior militar, dentro dos moldes de outros centros de excelência da OTAN, proporcionando um fórum para formação de líderes e especialistas dos Estados-membros da OTAN, bem como de seus parceiros.

"A definição de 'centro de excelência' faz parte do Pacto de Ensino Superior implementado pela Direção-Geral de Relações Internacionais e Estratégia. O objetivo [desse pacto] é regenerar e desenvolver o conjunto de pesquisadores franceses ligados à defesa", afirmou o Ministério da Defesa francês em comunicado.

Por outro lado, a administração Biden informou, no início desta semana, que manteria a Força Espacial dos EUA, um sexto ramo das Forças Armadas dos EUA criado pelo ex-presidente Donald Trump, e o Ministério da Defesa francês renomeou sua Força Aérea no ano passado para Força Aérea e Espacial. O Reino Unido também estabeleceu um comando espacial, sendo parte de sua maior expansão militar desde a Guerra Fria.

Segundo o Pentágono, a Força Espacial foi fundada para responder a novas ameaças apresentadas pelas armas espaciais russas e chinesas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала