França, Alemanha, Reino Unido e EUA querem 'reviver' vínculos transatlânticos

© AP Photo / Susan WalshNovo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken
Novo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2021
Nos siga noTelegram
Os ministros das Relações Exteriores de Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos expressaram nesta sexta-feira (5) o desejo de "reviver" o relacionamento transatlântico.

Em reunião realizada on-line, os ministros tiveram pela primeira vez conversas mais aprofundadas desde que Joe Biden assumiu a presidência dos EUA. Participaram o secretário de Estado dos EUA Antony Blinken e os ministros das Relações Exteriores Heiko Maas (Alemanha), Jean-Yves Le Drian (França) e Dominic Raab (Reino Unido).

"Os chanceleres concordaram que desejam reviver a tradicional parceria transatlântica e enfrentar os desafios globais juntos no futuro", disse Maas, por meio de um comunicado, segundo a AFP.

Entre os assuntos discutidos, os chanceleres conversaram sobre o acordo nuclear com o Irã, deixado de lado pelos EUA desde que Donald Trump retirou o país do pacto em 2018.

Hoje, França, Alemanha, Reino Unido e os Estados Unidos se reuniram e afirmaram a centralidade da parceria transatlântica em lidar com os desafios comuns que o mundo enfrenta, incluindo segurança, clima e saúde.

Também pelo Twitter, o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, falou sobre a reunião, dizendo que os ministros tiveram "importante conversa sobre o Irã" e sobre como lidar "juntos" com os desafios de segurança regional e nuclear.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, informou que Blinken "enfatizou o compromisso dos EUA com uma ação coordenada para superar os desafios globais", contrastando com a política que considerava sempre "os EUA em primeiro lugar" de Donald Trump.

Os chanceleres "afirmaram a centralidade da relação transatlântica no trato com os desafios de segurança, clima, economia, saúde e outros que o mundo enfrenta", disse Price.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала