- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Venda de gasolina de aviação é suspensa no Brasil após BR Distribuidora detectar adulteração

© Folhapress / Rubens ChavesTanques do Terminal Madre de Deus (Temadre), da Petrobras, em Madre de Deus, na Bahia
Tanques do Terminal Madre de Deus (Temadre), da Petrobras, em Madre de Deus, na Bahia - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2021
Nos siga noTelegram
A venda de gasolina de aviação foi suspensa no país nesta quarta-feira (3) após a BR Distribuidora detectar combustível adulterado.

A medida afeta clientes diretos e revendedores da distribuidora. Na prática, a decisão suspende a venda de gasolina de aviação (AVGAS) no Brasil, pois a Petrobras é a única fornecedora do produto no país. 

A decisão não afeta companhias aéreas, que utilizam querosene como combustível. A gasolina de aviação é usada por aeronaves de pequeno porte, com motores a pistão.

"A BR está iniciando as ações para recolhimento do produto comercializado, devolução do lote armazenado e recebimento de novos lotes, e recomendou aos seus clientes diretos e revendedores que adotem as mesmas providências, de modo a restabelecer o abastecimento no menor tempo possível", disse a BR Distribuidora por meio de um comunicado, segundo o jornal O Globo. 

Operadores devem buscar oficina

De acordo com a empresa, o problema foi informado aos órgãos reguladores. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que avaliará potenciais impactos na aviação causados pela contaminação. 

"Com as informações recebidas da comunidade aeronáutica e com a avaliação feita pela ANP [Agência Nacional do Petróleo], a Anac poderá avaliar potenciais impactos na aviação geral. Se houver confirmação de contaminação que comprometa de imediato a operação de aeronaves, a Anac atuará imediatamente em prol da segurança da aviação, podendo, inclusive, recorrer a medidas cautelares e emergenciais", disse a agência. 

Além disso, a Anac recomendou a operadores de aviões que interrompam o uso do combustível possivelmente adulterado. E também que busquem uma oficina de manutenção aeronáutica credenciada para uma avaliação mais detalhada.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала