Erdogan é favorável a uma nova Constituição na Turquia

© REUTERS / Osman OrsalRecep Tayyip Erdogan, presidente de Turquia (foto de arquivo)
Recep Tayyip Erdogan, presidente de Turquia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2021
Nos siga noTelegram
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta segunda-feira (1º) que é a favor de uma nova Constituição no país.

Segundo o presidente turco, que falou com a imprensa em uma entrevista coletiva após um Conselho de Ministros em Ancara, qualquer projeto de Constituição seria submetido a um referendo.

"É claro que na raiz dos problemas da Turquia estão as Constituições escritas por golpistas desde os anos 1960. [...] Pode ser a hora de a Turquia reabrir o debate sobre uma nova Constituição", disse Erdogan, citado pela AFP.

O presidente turco disse que seria possível "tomar medidas nessa direção" caso ele conseguisse um acordo com o partido ultranacionalista MHP, que é aliado do Partido da Justiça e Desenvolvimento, de Erdogan. A declaração do presidente turco causa surpresa, uma vez que, daqui a dois anos, o país passará por novas eleições – que prometem ser complicadas para Erdogan.

© AP Photo / Emrah GurelApoiadores do Partido da Justiça e Desenvolvimento celebram vitória nas eleições parlamentarem em Istambul
Erdogan é favorável a uma nova Constituição na Turquia - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2021
Apoiadores do Partido da Justiça e Desenvolvimento celebram vitória nas eleições parlamentarem em Istambul

O presidente da Turquia realizou, em 2017, uma revisão profunda da atual Constituição, que data de 1982 e foi redigida na sequência de um golpe militar. Foi nesta revisão – validada por referendo – que a Turquia passou de um regime parlamentar para um sistema presidencialista, conferindo mais poderes ao Chefe de Estado.

Com 66 anos, Erdogan está no poder desde 2003, começando como primeiro-ministro e depois como presidente. A atual Constituição permite que ele permaneça chefe de Estado até 2028.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала