Maduro fala em 'virar a página para construir novos caminhos' na relação com os EUA

© AP Photo / Ariana CubillosPresidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante desfile militar em homenagem ao 16º aniversário da volta do ex-presidente Hugo Chávez ao poder
Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante desfile militar em homenagem ao 16º aniversário da volta do ex-presidente Hugo Chávez ao poder - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse neste sábado (23) que está disposto a "virar a página" na relação da Venezuela com os Estados Unidos, que desde o dia 20 de janeiro está sob a presidência de Joe Biden. 

A afirmação de Maduro é um sinal positivo rumo a "novos caminhos" na diplomacia com os EUA, após anos de tensão com a Casa Branca liderada por Donald Trump.

"A Venezuela está disposta a virar a página para construir novos caminhos de respeito, diálogo e comunicação diplomática com o novo governo dos Estados Unidos", disse o presidente venezuelano, em um pronunciamento realizado no Palácio de Miraflores.

O governo Trump impôs várias sanções à Venezuela, incluindo penalidades econômicas contra a gigante petrolífera estatal venezuelana PDVSA, em tentativas de enfraquecer o governo de Maduro.

Após anos de uma relação conturbada, Caracas e Washington romperam os laços diplomáticos em 23 de janeiro de 2019, quando o governo dos Estados Unidos reconheceu o líder da oposição Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

Depois que Biden venceu as eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro, Maduro parabenizou Biden, dizendo que a Venezuela estava "pronta para o diálogo e um bom entendimento com o povo e o governo dos Estados Unidos". Em dezembro, o presidente da Venezuela deu novas declarações repetindo sua intenção de construir uma nova relação com a Casa Branca.

É esperado que o governo Biden assuma uma postura mais moderada que Trump em relação à Venezuela.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала