Mosaico que fazia parte de palácio do Império Romano é achado em cidade histórica do Líbano (FOTO)

Nos siga noTelegram
Artefato de dois metros de comprimento foi descoberto por acaso. Prefeito da cidade comemorou o achado milenar, ressaltando as riquezas de diferentes eras que existem na cidade.

Um mosaico do Império Romano foi encontrado na cidade de Baalbek, no Líbano, nesta semana, afirma o portal Arab News. O painel de dois metros de comprimento data da ocupação romana da cidade histórica, entre 60 a.C. e 300 d.C. A descoberta ocorreu durante o processo de escavação para colocação de canos de esgoto no mercado da cidade.

"Baalbek é uma das cidades mais importantes do Líbano e, na verdade, do mundo por causa de seus monumentos arqueológicos e riquezas que datam das eras fenícia, romana, grega, bizantina, árabe e islâmica", afirmou Fouad Blog, prefeito da cidade, citado pela mídia.

O prefeito aproveitou para exortar as autoridades estaduais a ter "mais cuidado e atenção [com a cidade] e cumprir nossa visão com um plano estratégico para procurar tesouros perdidos e destacar o valor cultural, humano e civilizacional da cidade".

Novo mosaico romano lindo descoberto em Baalbek!

Regiões inexploradas

Jaafar Fadlallah, professor de arqueologia, destacou que o mosaico fazia parte de um salão de um palácio romano: "O mosaico colorido encontrado na terça-feira [22] indica que o lugar era um enorme salão dentro de um palácio romano. A Baalbek romana foi habitada por muitos imperadores e é rica em arquitetura distinta que cercava os templos antigos".

Baalbek é famosa pela sua localização privilegiada, na interseção de várias rotas comerciais importantes. Os romanos construíram templos enormes, cujas ruínas ainda estão empoleiradas nos limites da cidade depois que um terremoto por volta de 600 d.C. destruiu muitos marcos históricos.

"Os libaneses não devem se surpreender com as antiguidades que podem ser encontradas em Baalbek. A extensão da antiga cidade ainda não é conhecida. Ninguém sabe onde estão localizados os cemitérios daquela época", afirma o Fadlallah.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала