- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Baixa produção no Brasil e temporais na Austrália elevam preço de minério de ferro na China

© REUTERS / CHINA STRINGER NETWORKMontões de minério de ferro importado em um porto em Zhoushan, Zhejiang, China (foto de arquivo)
Montões de minério de ferro importado em um porto em Zhoushan, Zhejiang, China (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A mineradora Vale, segunda maior produtora mundial de minério de ferro, reduziu suas previsões de extração para o próximo ano após uma queda na produção.

Por outro lado, a Austrália – país que exporta 58% do minério por via marítima – foi atingida por tempestades tropicais, enquanto a demanda de aço aumenta na China.

A queda de produção no Brasil e tempestades tropicais na parte ocidental da Austrália provocaram uma escassez de minério de ferro na China, fazendo com que o preço desta commodity subisse em 10%.

Analista principal da empresa de commodities CRU, Erik Hedborg disse à CNBC que a robusta economia da China e seu forte investimento intenso em projetos de infraestrutura levaram a uma maior demanda por aço no país, em um momento em que a produção brasileira passa por uma desaceleração e várias tempestades assolam o oeste australiano.

Brasil e Austrália representaram 82% das exportações de minério de ferro por via marítima em 2019, segundo a Associação Mundial do Aço.

© Folhapress / Rubens Chaves Caminhões e pá carregadeira em pátio de minério de ferro-hematita, em Congonhas (MG)
Baixa produção no Brasil e temporais na Austrália elevam preço de minério de ferro na China - Sputnik Brasil
Caminhões e pá carregadeira em pátio de minério de ferro-hematita, em Congonhas (MG)

As exportações de minério do Brasil atingiram em novembro seu valor mais baixo em seis meses, enquanto a mineradora Vale, o segundo maior produtor mundial, reduziu suas estimativas de fornecimento.

"Vamos ver uma menor produção do Brasil do que as pessoas esperavam, então isso [a tendência] vai continuar em 2021, e estamos notando problemas na retoma de operações nas minas no Brasil, por exemplo, e a Vale prosseguirá operando a nível reduzido no próximo ano", disse Hedborg.

Segundo prevê o analista, a forte demanda de aço para projetos de construção e infraestruturas tem tendência para continuar, o que, junto com uma desaceleração da produção a longo prazo, manterá os preços em alta.

"Há agora uma tempestade tropical se aproximando da costa de onde todo o minério de ferro é exportado e dois dos maiores portos da Austrália foram fechados, e eles juntos representam mais da metade do fornecimento global de minério de ferro", comentou.

Vale ressaltar que em 2021 a mineradora brasileira estima produzir entre 315 e 335 milhões de toneladas de minério. As baixas projeções estão derrubando as ações da empresa.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала