Crise diplomática: Sérvia e Montenegro expulsam embaixadores um do outro

© AFP 2022 / DIMITAR DILKOFFBandeira de Montenegro
Bandeira de Montenegro - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Neste sábado (28), tanto a Sérvia quanto Montenegro resolveram expulsar os respectivos embaixadores um do outro de seus territórios.

O imbróglio diplomático teve início quando Montenegro declarou o embaixador sérvio Vladimir Bozovic como persona non grata e em seguida expulsou o diplomata do país. Segundo as autoridades locais, conforme publicou o site da Al Jazeera, a decisão foi tomada porque haveria um histórico de intervenção em assuntos internos por parte do embaixador.

Algumas horas depois, a Sérvia decidiu tomar uma decisão recíproca e também declarou o embaixador de Montenegro, Tarzan Milosevic, como persona non grata e o expulsou do país.

© AFP 2022 / SAVO PRELEVICSoldados de artilharia do exército montenegrino olham para a bandeira do Montenegro durante as preparações na véspera do Dia da Independência, em 20 de maio de 2010, em Cetinje
Crise diplomática: Sérvia e Montenegro expulsam embaixadores um do outro - Sputnik Brasil
Soldados de artilharia do exército montenegrino olham para a bandeira do Montenegro durante as preparações na véspera do Dia da Independência, em 20 de maio de 2010, em Cetinje

As relações entre os dois países é marcada por tensões desde o referendo de independência de Montenegro, em 2006, que separou a região da Sérvia. O ambiente político de Montenegro é também marcado por disputas entre os que querem se aproximar do Ocidente e aqueles que buscam mais proximidade com países como a Sérvia e a Rússia.

Montenegro é um país membro da OTAN desde 2017, mas o partido do grupo político que lidera o país será substituído em breve, pois foi derrotado nas eleições de agosto deste ano por uma coalizão pró-Sérvia. A transição de governo deve ter início nos próximos dias.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала