- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 27 de novembro

© REUTERS / Anton VaganovMédico russo usa equipamento de proteção pessoal ao atender pacientes com suspeita de COVID-19, em Vologda, Rússia, 24 de novembro de 2020
Médico russo usa equipamento de proteção pessoal ao atender pacientes com suspeita de COVID-19, em Vologda, Rússia, 24 de novembro de 2020 - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha os destaques desta sexta-feira (27), marcada pelos últimos debates antes do segundo turno das eleições municipais no Brasil, pela preparação para vacinação em massa na Rússia e por ofensiva etíope contra a região de Tigré.

Candidatos se enfrentam em debates finais antes do 2º turno das eleições para prefeito

Nesta sexta-feira (27), candidatos a prefeito em 18 capitais brasileiras se enfrentam nos últimos debates antes do segundo turno. Ao todo, 57 municípios realizarão segundo turno no país. Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na quinta-feira (26) aponta Bruno Covas (PSDB) com 47% e Guilherme Boulos (PSOL) com 40% em São Paulo. No Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) tem 55% contra 23% de Crivella (Republicanos) e, no Recife, Marília Arraes (PT) lidera com 43%, contra 40% de João Campos (PSB).

Trump diz que deixará a Casa Branca caso colégio eleitoral dê vitória a Biden

Na quinta-feira (26), o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que deixará a Casa Branca caso colégio eleitoral dê vitória a Biden, em primeiro sinal de que pode reconhecer a derrota eleitoral nas eleições presidenciais de 3 de novembro. Apesar do gesto, Trump continua a alegar que houve fraude no pleito norte-americano. Em conversa com militares por vídeoconferência, Trump prometeu distribuição de vacina nos EUA a partir da semana que vem, a ser distribuída inicialmente para funcionários da linha de frente, como agentes de saúde, e pessoas idosas.

© REUTERS / Erin ScottPresidente dos EUA, Donald Trump, em videoconferência com militares, na Casa Branca, Washington, EUA, 26 de novembro de 2020
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 27 de novembro  - Sputnik Brasil
Presidente dos EUA, Donald Trump, em videoconferência com militares, na Casa Branca, Washington, EUA, 26 de novembro de 2020

Etiópia lança 'ofensiva final' contra forças tigré

Na quinta-feira (26), o primeiro-ministro da Etiópa, Abiy Ahmed, iniciou a "última fase" da ofensiva militar contra a Frente de Libertação Popular de Tigré (FLPT), após ultimato imposto pelo exército etíope contra o grupo ter expirado. A ofensiva contra a capital de Tigré, Mekelle, de 500 mil habitantes, preocupa organizações de defesa de direitos humanos. O acesso da região de Tigré à Internet ou linhas de telecomunicação estão cortados desde o início da ofensiva do governo contra a FLPT, no dia 4 de novembro.

© REUTERS / Mohamed Nureldin AbdallahFamília de refugiados da Etiópia no campo de Fashaga, no estado de Kassala, Sudão, 24 de novembro de 2020
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 27 de novembro  - Sputnik Brasil
Família de refugiados da Etiópia no campo de Fashaga, no estado de Kassala, Sudão, 24 de novembro de 2020

Moscou se prepara para vacinação em massa contra COVID-19

Na quinta-feira (26), o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, informou que a capital russa se prepara para a vacinação em massa de cidadãos contra a COVID-19. "Preparamos mais de 300 pontos de vacinação, equipados com os instrumentos e pessoal necessário", disse o prefeito. Grupos prioritários já recebem a primeira dose da vacina Sputnik V em Moscou. Fora da Rússia, a empresa farmacêutica indiana Hetero e o Fundo Russo de Investimentos Diretos acordaram a produção de 100 milhões de doses da vacina anualmente no país asiático, informou a conta Sputnik V no Twitter nesta sexta-feira (26). A vacina começará a ser produzida pela Hetero no início de 2021.

© REUTERS / Tatiana Makeyeva Médica de hospital regional recebe a vacina Sputnik V contra a COVID-19 em Tver, Rússia
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 27 de novembro  - Sputnik Brasil
Médica de hospital regional recebe a vacina Sputnik V contra a COVID-19 em Tver, Rússia

China impõe restrições à importação de vinhos da Austrália

Nesta sexta-feira (27), a China impôs medidas antidumping contra vinhos produzidos na Austrália, na mais recente escalada da grave crise na relação entre os países. O ministro do Comércio australiano, Simon Birmingham, afirmou que a medida é "injusta" e parte de uma "estratégia deliberada" da China para pressionar Camberra. A Austrália exporta mais de US$ 900 milhões (cerca de R$ 4 bilhões) em vinhos para o parceiro asiático, seu principal mercado. As relações entre os países se deterioraram significativamente em 2020, com medidas da Austrália para banir a empresa chinesa Huawei de seu mercado e acusações sobre a alegada responsabilidade de Pequim pela pandemia do novo coronavírus. 

© REUTERS / Florence LoVinhos australianos à venda em loja de Pequim, China, 27 de novembro de 2020
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 27 de novembro  - Sputnik Brasil
Vinhos australianos à venda em loja de Pequim, China, 27 de novembro de 2020

Agência nuclear do Japão é alvo de ataque cibernético

Nesta sexta-feira (27), a agência de notícias Kyodo informou que a Comissão de Energia Atômica do Japão foi alvo de ataque cibernético. Os perpetradores teriam tido acesso a documentos classificados do órgão e informações acerca do seu funcionamento interno. No entanto, a comissão nega que o ataque tenha colocado em risco as estruturas nucleares do Japão, uma vez que documentos sobre a proteção de material radioativo não teriam sido atingidos. A realização de ataques cibernéticos a pontos-chave da infraestrutura de países é uma ameaça crescente à segurança de países em todo o mundo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала