Rebeldes de Tigré destroem aeroporto regional, diz mídia etíope

© AP Photo / Mulugeta AyeneCristãos ortodoxos etíopes rezam pela paz em meio a conflito no norte da Etiópia
Cristãos ortodoxos etíopes rezam pela paz em meio a conflito no norte da Etiópia - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Forças da Frente Popular para a Libertação de Tigré (TPLF, na sigla em inglês) destruíram o aeroporto da cidade de Axum após governo federal dar prazo de três dias para se renderem, revela mídia local.

Nesta segunda-feira (23), o canal estatal etíope Fana divulgou a destruição do aeroporto regional pelas forças rebeldes presentes no norte do território da Etiópia.

O aeroporto funcionava 24 horas por dia e era muito popular entre turistas que viajavam a esta cidade do norte da Etiópia para ver obeliscos, sepulturas reais e outros vestígios do Reino de Axum que datam dos séculos I a XIII.

A cidade de Axum está sob controle das forças governamentais que avançam em direção a capital de Tigré, Mekelle, e deram aos insurgentes um prazo de 72 horas para se renderem.

O governo federal tem levado suas forças cada vez mais para o interior da região de Tigré, que está, de fato, sob controle da TPLF, descrita pelas autoridades etíopes como "junta militar".

© AP Photo / Mulugeta AyenePosto de checagem em Metema, no noroeste da Etiópia, perto da fronteira com o Sudão (arquivo)
Rebeldes de Tigré destroem aeroporto regional, diz mídia etíope - Sputnik Brasil
Posto de checagem em Metema, no noroeste da Etiópia, perto da fronteira com o Sudão (arquivo)

Em 4 de novembro, as autoridades da Etiópia lançaram uma operação militar nesta região após o governo acusar a TPLF de atacar bases do Exército federal. Contudo, os rebeldes afirmam que se trata de um pretexto de Adis Abeba para uma intervenção militar.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала