- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Fiocruz diz que 130 milhões de brasileiros podem receber vacina de Oxford em 2021

© Folhapress / Rafael AndradeFuncionário trabalha em laboratório da Biomanguinhos, na Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (arquivo)
Funcionário trabalha em laboratório da Biomanguinhos, na Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A vacina contra COVID-19 que será produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a farmacêutica AstraZeneca e a Universidade de Oxford pode chegar a 130 milhões de pessoas no Brasil até o final de 2021.

O vice-presidente de produção e inovação em saúde da Fiocruz, Marco Krieger, disse em entrevista à Globonews que a fundação prevê a produção da vacina entre dezembro e janeiro e a disponibilização do imunizante em março, após submissão à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Temos um cronograma que vai ser cumprido, a gente sempre diz que pode adiantar um pouquinho, pode atrasar um pouquinho", disse Krieger.

A estimativa da Fiocruz é a de que a vacina da AstraZeneca deve chegar a 30 milhões de brasileiros a mais em 2021, aumentando o total de pessoas alcançadas no país até o fim do ano que vem para cerca de 130 milhões.

"A boa notícia é que nós teremos um pouquinho a mais de doses, cerca de 30% de cidadãos a mais poderão ser vacinados", afirmou Krieger.

A AstraZeneca anunciou nesta segunda-feira (23) que vai pedir autorização para uso emergencial no Brasil da vacina produzida em parceria com a Universidade de Oxford.

O indicador médio de eficácia da vacina para COVID-19 da AstraZeneca saiu em 70%, inferior ao das outras três vacinas candidatas, a norte-americana da Pfizer, a russa Sputnik V e a vacina de outra empresa farmacêutica norte-americana, a Moderna.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала