Pentágono publica mapa controverso com Caxemira como Estado independente (FOTO)

© AP Photo / Dar YasinSoldados indianos instalam bloqueio em estrada de Jammu e Caxemira
Soldados indianos instalam bloqueio em estrada de Jammu e Caxemira - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Intitulado de "Relatório do Poderio Militar da China 2020", o documento, produzido pelo Pentágono para o Congresso dos EUA, traz a Caxemira como uma entidade separada da Índia e do Paquistão.

A Índia fez fortes objeções quando Donald Trump Jr., filho do presidente norte-americano Donald Trump, mostrou, em 3 de novembro, a Caxemira independente tanto da Índia quanto do Paquistão. Sua postagem no Twitter atraiu severas críticas do público indiano, com o governo, mais tarde, também, apresentando um protesto à administração Trump.

Muito bem, finalmente terminei o meu mapa de previsão eleitoral.

Imprecisão que atravessa fronteiras

Em 24 de outubro deste ano, a Arábia Saudita lançou uma nota de 20 riyal para celebrar o fato de o país ser o anfitrião da cúpula do G20, na qual exibiu o mapa do mundo mostrando Caxemira como um país independente, conta a agência de notícias The Eurasian Times.

Apesar de o Paquistão ainda não ter feito nenhum comentário sobre o assunto, a Índia acusou a nota de ser uma distorção do mapa indiano.

© Foto / Autoridade Monetária da Arábia SauditaNota saudita de 20 riyal mostrando no mapa mundial Caxemira como um país independente
Pentágono publica mapa controverso com Caxemira como Estado independente (FOTO) - Sputnik Brasil
Nota saudita de 20 riyal mostrando no mapa mundial Caxemira como um país independente
Perante a representação de Jammu e Caxemira como um território separado, o governo indiano pediu a Riad que tome "medidas de correção".

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Anurag Srivastava, afirmou: "transmitimos nossas sérias preocupações à Arábia Saudita, tanto para o embaixador quanto para Riad. Tomamos conhecimento dessa representação grosseira das fronteiras territoriais externas da Índia na nota oficial e legal da Arábia Saudita, [e] pedimos à Arábia Saudita que tome medidas de correção urgentes a esse respeito", conclui Srivastava.

Por que EUA insistem em desenhar o 'mapa errado'?

O Pentágono apresenta esses relatórios ao Congresso dos EUA todos os anos. Até agora, os mapas do Departamento de Defesa dos EUA têm se recusado repetidamente a aceitar a reivindicação da Índia sobre a região disputada da Caxemira, gerando protestos do governo indiano. A posição permanece imperturbável desde o tempo da Guerra Fria, quando os EUA eram aliados do Paquistão.

© Foto / Departamento de Defesa dos Estados UnidosMapa mostrando Caxemira enquanto parte do Paquistão
Pentágono publica mapa controverso com Caxemira como Estado independente (FOTO) - Sputnik Brasil
Mapa mostrando Caxemira enquanto parte do Paquistão
Mesmo após forjar uma aliança estratégica, e sem precedentes, com a Índia, após as aventuras expansionistas chinesas, a posição norte-americana não se altera.

Adicionalmente, o presidente norte-americano eleito, Joe Biden, tem criticado nos últimos anos a ação do primeiro-ministro indiano Narendra Modi na Caxemira. E com a oposição veemente da nova vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, a tudo o que o governo de Modi tem feito, tudo indica que não haverá mudanças na postura dos EUA em relação à Caxemira.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала