Vaso 'excepcional' da época romana é encontrado na França (FOTO)

© Foto / Christophe Fouquin / InrapEscavações arqueológicas na cidade de Autun, na França
Escavações arqueológicas na cidade de Autun, na França - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A descoberta aconteceu enquanto especialistas escavavam 230 sepulturas de uma grande necrópole.

O Instituto Nacional de Investigações Arqueológicas Preventivas Francês (INRAP, na sigla em francês) encontrou um vaso "excepcional" da época do fim do império romano durante escavações de um antigo túmulo, em Autun, na França.

O vaso de "vidro romano", datado de século IV, tem quase 12 centímetros de altura e 16 de diâmetro. Sua decoração vem com uma mensagem em latim "Vivas feliciter" (vive felizmente, na tradução em português)."É o primeiro objeto completo descoberto até a data em Gália", afirmou o arqueólogo Michel Kasprzyk.

© AFP 2022 / Bérénice Bétend-DesgrangesVaso da época do fim do império romano encontrado durante escavações de um antigo túmulo, em Autun, na França.
Vaso 'excepcional' da época romana é encontrado na França (FOTO) - Sputnik Brasil
Vaso da época do fim do império romano encontrado durante escavações de um antigo túmulo, em Autun, na França.

O achado é o primeiro encontrado desde os anos 70, quando outro exemplar foi descoberto no território da atual Macedônia do Norte. No total, apenas dez vasos foram encontrados até à data.

Especialistas realizaram esta descoberta enquanto escavavam 230 sepulturas de uma grande necrópole. A escavação ocorreu do último mês de junho até meados de setembro, em um terreno de 1.300 metros quadrados. Além do vaso, os arqueólogos encontraram joias, moedas e tecidos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала