Secretário da Marinha dos EUA sugere criar nova frota e implantá-la entre oceanos Índico e Pacífico

© REUTERS / YonhapO porta-aviões nuclear norte-americano USS Carl Vinson da classe Nimitz (foto de arquivo)
O porta-aviões nuclear norte-americano USS Carl Vinson da classe Nimitz (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Kenneth Braithwaite, o secretário da Marinha dos EUA, disse que o serviço deveria criar uma nova frota no limite entre os oceanos Índico e Pacífico.

Em seu discurso nesta terça-feira (17) no simpósio anual da Liga Naval de Submarinos, Braithwaite sugeriu que a proposta criação da nova Primeira Frota vai tirar alguma pressão da Sétima Frota dos EUA.

"Queremos criar uma nova frota numerada. E nós queremos colocar essa frota numerada na encruzilhada entre os oceanos Índico e Pacífico, e vamos realmente ter uma zona de influência do Comando Indo-Pacífico [dos EUA]", disse alto funcionário.

"Não podemos contar apenas com a 7ª Frota no Japão. Temos de olhar para nossos outros aliados e parceiros como Singapura, como a Índia, e colocar de fato uma frota numerada onde seria extremamente relevante se, Deus nos livre, nos metermos em algum tipo de confusão", afirmou o secretário da Marinha dos EUA.

© REUTERS / Major Jeff Landis,USMC (Ret.)/Naval Base Guam/Handout/File PhotoBase militar dos EUA em Guam, Micronésia (foto de arquivo)
Secretário da Marinha dos EUA sugere criar nova frota e implantá-la entre oceanos Índico e Pacífico - Sputnik Brasil
Base militar dos EUA em Guam, Micronésia (foto de arquivo)

Um funcionário da Defesa disse ao portal USNI News que há vários meses Braithwaite havia sugerido esta ideia de criar a 1ª Frota e que esteve em conversações sobre o assunto com o ex-secretário da Defesa dos EUA, Mark Esper, que estava aderindo a essa proposta.

"O que é mais importante, [essa frota] pode fornecer uma dissuasão muito mais formidável. Então vamos criar a Primeira Frota, e vamos colocá-la, se não na Singapura [...], vamos procurar torná-la mais expedicionária movendo-a através do Pacífico até onde nossos aliados e parceiros entenderem que ela [frota] poderia prestar melhor assistência, tanto para eles como para nós", acrescentou.

No início de seu discurso, Braithwaite afirmou que "os chineses têm mostrado sua agressividade por todo o mundo".

Recentemente, a Marinha dos EUA liberou um vídeo da interceptação de míssil balístico intercontinental a partir de um navio no oceano Pacífico.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала