Palestinos aceitam dinheiro de impostos de Israel para aliviar crise econômica

© AFP 2022 / TIMOTHY A. CLARYMahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina
Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A Autoridade Nacional Palestina (ANP) anunciou que aceitará milhões de shekels em impostos que Israel arrecada em seu nome, desde que parou de recebê-los em protesto contra a política de anexação de seus territórios pelo país vizinho.
"Hoje me encontrei com a parte israelense. Enfatizamos que os acordos bilaterais firmados, baseados na legitimidade internacional, são os que regem essa relação", disse nesta quinta-feira (19) o representante da ANP para as conversas com Israel, Hussein al Sheik, segundo noticiou a agência de notícias palestina Wafa.
© REUTERS / Baz RatnerTrabalhador carrega caixas contendo garrafas de vinho para exportação nas vinícolas Shiloh, ao norte da cidade de Ramallah, na Cisjordânia, ocupada por Israel
Palestinos aceitam dinheiro de impostos de Israel para aliviar crise econômica - Sputnik Brasil
Trabalhador carrega caixas contendo garrafas de vinho para exportação nas vinícolas Shiloh, ao norte da cidade de Ramallah, na Cisjordânia, ocupada por Israel

A receita vinda dos impostos arrecadados de Israel representa cerca de 60% do orçamento da ANP. Ramallah parou de aceitar as transferências no final de maio em protesto contra a anexação planejada de 30% da Cisjordânia, prometida pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

"Ficou acertado o repasse de todas as cotas para a ANP e rejeitamos a política de assentamentos, demolição de casas e confisco de terras. Ficou acertada uma outra reunião em breve", acrescentou Sheik.
© AP Photo / Bernat ArmangueMilitares israelenses em Hebron
Palestinos aceitam dinheiro de impostos de Israel para aliviar crise econômica - Sputnik Brasil
Militares israelenses em Hebron

A crise pela qual a ANP passa fez com que seus funcionários não recebessem salários integrais por meses. Os gastos com o setor público respondem por cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) da ANP.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала