Irã vai retomar 'automaticamente' os compromissos nucleares caso EUA levantem sanções, diz ministro

© Sputnik / Vladimir AstapkovichMinistro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif
Ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O Irã vai retomar "automaticamente" os compromissos nucleares se os EUA levantarem as sanções impostas ao longo dos últimos anos, disse o ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif.
"Se Biden cumprir os compromissos dos EUA, nós também vamos retomar de maneira integral o cumprimento dos nossos compromissos no acordo", declarou Zarif ao jornal estatal local Iran.

Zarif se refere aos compromissos do acordo de Viena, assinado em 2015 entre Irã e o Conselho de Segurança da ONU. O acordo oferece a Teerã um alívio nas sanções internacionais em troca de garantias, verificadas pela ONU, de que seu programa nuclear não tenha finalidades militares.

As tensões entre Estados Unidos e Irã, no entanto, aumentaram ao longo dos últimos anos. Em 2018, Trump se retirou unilateralmente do acordo, voltando a impor e endurecer sanções que atingiram a economia iraniana.

Ao jornal estatal, Zarif argumentou que "os Estados Unidos são obrigados" a cumprirem o acordo, "como membro da ONU e de seu Conselho de Segurança".

"Se os Estados Unidos respeitarem a resolução, as sanções forem levantadas e não houver nenhum obstáculo para as atividades econômicas do Irã, então o Irã vai cumprir [sua parte do acordo]", declarou Zarif.

O Irã acredita que a administração de Joe Biden pode "trazer de volta a atmosfera" que prevalecia quando o acordo nuclear histórico foi fechado em 2015.

"Isto [o retorno dos compromissos] pode ser feito automaticamente, sem necessidade de estabelecer condições", afirmou Zarif.
© AP Photo / Organização de Energia Atômica do IrãCentrífuga nuclear no Irã
Irã vai retomar 'automaticamente' os compromissos nucleares caso EUA levantem sanções, diz ministro - Sputnik Brasil
Centrífuga nuclear no Irã
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала