Iraque discute com Mike Pompeo futuro da cooperação entre os países

© REUTERS / Azad LashkariMilitares dos EUA participando de cerimônia com oficiais curdos
Militares dos EUA participando de cerimônia com oficiais curdos - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kadhimi, recebeu nesta terça-feira (17) um telefonema do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, para tratar das relações entre os dois países.

Eles discutiram o futuro da cooperação entre o Iraque e a coalizão internacional liderada pelos EUA na região, de acordo com um comunicado postado nas redes sociais.

Primeiro-ministro Mustafa al-Kadhimi recebe um telefonema do secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Pompeo. Durante a conversa, eles discutiram as relações entre os dois países, bem como a evolução da situação na região.

O  premiê iraquiano e Mike Pompeo discutiram o desenvolvimento da cooperação entre os dois países em vários campos. Porém, o assunto principal foi a guerra contra o terrorismo e o posicionamento de Trump com relação à desocupação dos EUA no Iraque. 

"Eles também discutiram o futuro da cooperação entre o Iraque e a coalizão internacional liderada pelos EUA, à luz das crescentes capacidades do Iraque no combate ao terrorismo", disse o comunicado.

Vale lembrar que o premiê iraquiano, eleito em maio deste ano, é uma rara personalidade política no Iraque, pois cultiva excelentes relações tanto com os Estados Unidos quanto com o Irã, ambos adversários históricos do Iraque na região do Oriente Médio.

Ontem (16), o Departamento de Defesa dos Estados Unidos afirmou que acredita que o presidente norte-americano, Donald Trump, vai emitir uma ordem ainda nesta semana para cortar pela metade o número de soldados no Afeganistão e no Iraque. A ordem presidencial deve prever a retirada das tropas até meados de janeiro.

Apesar das intenções de Trump, o partido Republicano ainda oferece resistência. O líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, se pronunciou contra os planos do presidente Donald Trump de acelerar a retirada das tropas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала