Europa precisa dos EUA e da OTAN para segurança, diz ministra alemã

© AP Photo / Michael KappelerAnnegret Kramp-Karrenbauer, ministra da Defesa da Alemanha.
Annegret Kramp-Karrenbauer, ministra da Defesa da Alemanha. - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A ministra da Defesa da Alemanha, Annegret Kramp-Karrenbauer, disse nesta terça-feira (17) que a Europa não poderá garantir sua própria segurança sem a ajuda dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

A fala de Kramp-Karrenbauer é uma resposta à entrevista do presidente da França, Emmanuel Macron, ao jornal "Revue Grand Continent", em que o francês diz que os Estados Unidos só respeitariam a Europa como aliados "se tivermos soberania em relação à nossa defesa".

"A ideia de uma autonomia estratégica da Europa vai longe demais e se nutre da ilusão de que podemos garantir a segurança, estabilidade e prosperidade da Europa sem a OTAN e os EUA", disse a ministra alemã.

Kramp-Karrenbauer disse, citada pela agência Reuters, que levaria décadas para a Europa construir uma potência militar nuclear para compensar a contribuição dos EUA e da OTAN para a segurança do bloco europeu.

"A Alemanha e a Europa não podem se proteger sem o poder nuclear e convencional dos EUA. Isso é simplesmente um fato", completou.

Em dezembro do ano passado, Macron já havia feito críticas duras à organização e chegou a dizer que o mundo presencia "a morte cerebral da OTAN".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала