China apela para EUA pararem de estreitar laços com Taiwan: daremos 'resposta adequada'

© AP Photo / Gabinete Presidencial de TaiwanPresidente taiwanesa Tsai Ing-wen faz saudação diante quadro com imagem do líder revolucionário chinês Sun Yat-sen durante posse de seu segundo mandato presidencial
Presidente taiwanesa Tsai Ing-wen faz saudação diante quadro com imagem do líder revolucionário chinês Sun Yat-sen durante posse de seu segundo mandato presidencial - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A China considera Taiwan como seu próprio território, sem direito a relações formais com outros países. Dessa forma, negociações entre Washington e Taipé são vistas com maus olhos por Pequim.

O Ministério das Relações Exteriores da China solicitou nesta quarta-feira (11) que os EUA parem de estreitar os laços com Taiwan e que, se necessário, daria uma "resposta adequada e necessária". O porta-voz do ministério, Wang Wenbin, fez o comentário durante uma coletiva de imprensa em Pequim, relata a agência Reuters.

O alerta ocorre após Washington e Taipé anunciarem que vão manter negociações neste mês acerca da venda de quatro drones MQ-9B Reaper e hardware associado para Taiwan, dias após terem sido anunciados os resultados preliminares das eleições nos EUA.

"A questão de Taiwan é um assunto interno da China e não tolera nenhuma interferência", afirmou Zhu Fenglian, porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan, ao responder uma pergunta da imprensa sobre como as eleições nos EUA poderiam afetar o desenvolvimento das relações entre Pequim e Taipé.

Zhu destacou ainda que os laços de Taipé com forças externas, "usados ​​para cometer provocações, são a principal causa das atuais tensões entre as duas margens do estreito de Taiwan [entre a costa da China continental e a ilha de Taiwan]".

O atual governo dos EUA tem mantido laços estreitos com Taiwan. Em 10 de novembro, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, anunciou negociações econômicas entre Washington e Taipé para o próximo dia 20 de novembro.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала