Rússia fortalece fronteiras ocidentais com supertanques armados com mísseis

© Sputnik / Sergei Pivovarov / Abrir o banco de imagensTanques T-72B3 durante exercícios táticos
Tanques T-72B3 durante exercícios táticos - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A Rússia iniciou o processo para reequipar as unidades militares da região de Kaliningrado, um enclave russo entre a Lituânia e a Polônia, com modernos supertanques armados com mísseis.

Os novos tanques T-72B3M substituirão os antigos T-72B1, fabricados na época da União Soviética.

O primeiro lote dos novos blindados foi entregue às unidades de Kaliningrado e a modernização total dos equipamentos deve ser concluída até o final de 2021, informaram ao jornal Izvestia fontes do Ministério da Defesa da Rússia.

Ao longo deste ano, um total de 30 tanques T-72B3M entraram em serviço da infantaria mecanizada do Exército da Frota Báltica estacionada na região de Kaliningrado. Todos estes blindados foram fabricados em 2019.

© Sputnik / Sergei Pivovarov / Abrir o banco de imagensTanque T-72B3 durante exercício tático
Rússia fortalece fronteiras ocidentais com supertanques armados com mísseis - Sputnik Brasil
Tanque T-72B3 durante exercício tático

Os novos tanques possuem uma blindagem superior, além de contar com mísseis. Os T-72B3M podem combater não apenas as tropas e equipamentos terrestres, como também navios de assalto e helicópteros.

"O T-72B3M cumpre todos os requisitos modernos e representa uma séria ameaça às linhas de defesa no Báltico e Polônia [...] Estes tanques são capazes de esfriar a cabeça de qualquer potencial agressor", afirmou o coronel russo Vladimir Anokhin, vice-presidente da Academia de Problemas Geopolíticos.

De acordo os especialistas, o fortalecimento da defesa no enclave russo poderia ser uma resposta à expansão das forças da OTAN na região, bem como ao emprego de armas norte-americanas de alcance intermediário na Europa.

Além dos tanques T-72B3M, outras armas pesadas foram entregues ao enclave russo para a substituição dos sistemas obsoletos.

© Sputnik / Ilya Pitalev / Abrir o banco de imagensTiros de foguetes RBU-6000 Smerch-2 disparados dos conveses de navios em honra do Dia da Marinha, em Sevastopol, Rússia
Rússia fortalece fronteiras ocidentais com supertanques armados com mísseis - Sputnik Brasil
Tiros de foguetes RBU-6000 Smerch-2 disparados dos conveses de navios em honra do Dia da Marinha, em Sevastopol, Rússia

Segundo o jornal russo, em 2020, foi enviado a Kaliningrado, o sistema Smerch, enquanto que no ano passado, a defesa aérea da região foi fortalecida com os sistemas de mísseis antiaéreos Tor-M2.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала