Mistério da inundação dos lagos glaciais é resolvido, afirmam cientistas

CC0 / Unsplash / Lago glacial na Islândia
Lago glacial na Islândia - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Uma equipe de cientistas conseguiu resolver um antigo mistério sobre o motivo das inundações dos lagos glaciares.

Uma equipe liderada por Eric Gaidos, astrobiólogo e geocientista da Universidade do Havaí em Manoa, EUA, descobriu a causa dos chamados jokulhlaups. Este termo islandês descreve um fenômeno conhecido como enxurradas glaciais.

"Estas inundações podem afetar o movimento de algumas geleiras e representam um perigo significativo na Islândia. Porém, o mecanismo e o momento do início destas inundações eram desconhecidos", explicou Gaidos em um comunicado, citado pelo portal Science Daily.

Uma série inesperada de eventos que ocorreram no verão boreal de 2015 ajudou a compreender o que estaria por trás das enxurradas.

Em junho daquele ano, Gaidos e sua equipe fizeram uma perfuração em um lago na Islândia para estudar sua vida microbiana.

© flickr.com / Dan Jokulsarlon, lago glacial, Islândia
Mistério da inundação dos lagos glaciais é resolvido, afirmam cientistas - Sputnik Brasil
Jokulsarlon, lago glacial, Islândia

Enquanto coletavam amostras através do buraco, os cientistas detectaram uma corrente descendente, parecida com a que se pode observar no ralo de uma banheira.

"O fluxo era tão forte que quase perdemos nossos sensores e equipamentos de amostragem no poço. Supomos que havíamos conectado acidentalmente uma massa d'água dentro da geleira com o lago debaixo. Essa massa d'água estava sendo drenada rapidamente até o lago", detalhou Gaidos.

Com isso, os cientistas suspeitaram que a perfuração feita por eles tivesse sido a causa da inundação. Por esta razão, fizeram modelos computadorizados para comprovar essa hipótese.

"Descobrimos que a geleira pode conter corpos d'água menores sobre os lagos alimentados pelo desgelo do verão. Se este corpo d'água está conectado hidraulicamente ao lago, a pressão no lago aumenta e isso permite que a água debaixo do gelo comece a ser drenada para cima", afirmou.

A descoberta permite compreender melhor o surgimento das enxurradas e seu vínculo com o clima e a estação do ano. O fenômeno continuará sendo estudado, desta vez, com ecossondas de rádio, que permitem encontrar corpos d'água dentro do gelo. Além disso, também serão estudados os lagos debaixo das geleiras.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала