Astronautas poderiam hibernar por 7 meses durante viagem a Marte

© Foto / PixabayUma astronauta na Estação Espacial Internacional (imagem referencial)
Uma astronauta na Estação Espacial Internacional (imagem referencial)  - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Cientista da Universidade de Oxford, Reino Unido, acredita que colocar astronautas para dormir tornaria viagem a Marte, de sete meses, mais segura.

Enquanto agências e empresas espaciais desenvolvem tecnologias para melhor exploração de Marte, um cientista acredita que a hibernação venha ser uma solução para reduzir o estresse físico e mental que astronautas possam sofrer durante a longa viagem ao planeta.

Segundo o professor de neurociência Vladyslav Vyazovskiy, da Universidade de Oxford, o processo de hibernação reduziria o desconforto que a tripulação sentiria por se sentir em um ambiente confinado.

"Imagine que você tivesse que passar por uma jornada muito longa a Marte, por exemplo, e o quanto combustível, suprimento de água [e] ar você teria que levar [para a viagem]. Se você ficar acordado todo o tempo, existem enormes implicações à saúde mental ao passar tanto tempo em um ambiente muito confinado. Então, isso poderia ser realmente uma vantagem colocar os astronautas em um estado de estase", publicou o tabloide Daily Star citando Vyazovskiy.

Além disso, o cientista afirmou que o estado no qual os astronautas estariam é diferente de um simples sono.

"A hibernação é um fenômeno biológico fascinante. Por vezes é confundida com o sono porque quando um animal está hibernando ele parece que está dormindo, mas isso é um estado fundamentalmente diferente."

É válido ressaltar que muitos mamíferos hibernam, incluindo primatas, conforme um estudo de 2013 apontou baseando-se em lêmures em Madagascar. De acordo com o estudo, tal animal hiberna por sete meses a cada inverno, apesar desta estação não ser particularmente fria na ilha.

O professor ressaltou que a hibernação pode ser induzida por drogas, enquanto a pesquisa sobre como tal processo ocorre naturalmente em animais poderia levar a uma solução mais segura.

"Nós podemos produzir um estado artificial de hibernação administrando drogas, mas eu não acho que esse é o caminho mais promissor", declarou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала