Rússia desenvolve módulo de detecção de drones por ruído

© Sputnik / Vladimir Galperin / Abrir o banco de imagensDrone russo Orion-E
Drone russo Orion-E  - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A corporação estatal russa Rostec apresentou um módulo de detecção de drones por ruído, segundo a assessoria de imprensa da corporação.

"A empresa Ruselectronics, pertencente à [corporação estatal russa] Rostec, apresentou pela primeira vez na exposição Interpolitex 2020 o módulo de reconhecimento acústico Ataka-Shorokh, que permite detectar veículos aéreos não tripulados voando em regime de silêncio de rádio por seu ruído. O início da produção em série está previsto para 2021", afirmou a empresa durante o lançamento.

O módulo conta com microfones ultrassensíveis que determinam a localização dos drones. O alcance de detecção depende do ruído externo dos drones, variando de 150 a 500 metros.

© Sputnik / Vitaly Belousov / Abrir o banco de imagensDrone russo Okhotnik
Rússia desenvolve módulo de detecção de drones por ruído - Sputnik Brasil
Drone russo Okhotnik

Além disso, o módulo poderá ser integrado aos sistemas de segurança das cidades ou sistemas de segurança industrial, já que é capaz de detectar situações de emergência, delinquências ou multidões por seus ruídos característicos.

"Isso permitirá, por exemplo, a rotação automática de câmeras de vigilância em direção ao ruído detectado", informou.

O equipamento pode ser integrado com o sistema de contramedidas de rádio contra veículos aéreos não tripulados: assim que o ruído do drone for detectado, o transmissor é ligado e os sinais de controle dos drones são neutralizados.

"Dessa forma, o drone perderá seu controle e pousará no local onde perdeu o controle ou retornará ao ponto inicial", afirmou Dmitry Zolotykh, construtor do consórcio russo Almaz-Antey.

Ele também ressaltou que é possível adicionar informações sobre diferentes ruídos, então o equipamento será capaz de reconhecê-los posteriormente, entretanto sistema também pode aprender a não reagir a determinados ruídos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала