Moscou lamenta que Berlim tenha lançado campanha de acusação contra Rússia no caso Navalny

© AP Photo / Peter DejongSede da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) , em Haia, nos Países Baixos
Sede da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) , em Haia, nos Países Baixos  - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A Rússia lamentou que a Alemanha tenha lançado uma campanha acusando a Rússia no caso do opositor russo Aleksei Navalny e a tenha transferido para a Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) sem apresentar nenhuma prova.

O representante permanente da Rússia no OPAQ, Aleksandr Shulgin, declarou nesta terça-feira (6) que o "objetivo da campanha em torno de Navalny é criar um pretexto artificial para impor outra extensão de sanções" contra a Rússia.

"O governo da Alemanha ao invés de estabelecer canais normais de interação bilateral para descobrir as razões do ocorrido e iniciar um diálogo com o gabinete do procurador-geral da Alemanha, preferiu lançar uma campanha acusando a Rússia sem apresentar qualquer prova e transmitindo-a à OPAQ sem apresentar qualquer material. Isso é lamentável", disse Shulguin durante a 95ª sessão do Conselho Executivo da OPAQ.

O diplomata russo também questionou como os médicos alemães encontraram a substância do grupo Novichok nas análises do opositor russo, visto que Berlin afirmou anteriormente que não havia sintetizado as substâncias com ação neuro-centralizadora.

Ele também rechaçou a forma como a situação em torno do suposto envenenamento do opositor russo Aleksei Navalny evoluiu no âmbito da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

"É especialmente surpreendente como a situação se desenvolve com o chamado envenenamento do cidadão russo Aleksey Navalny em Haia", disse Shulguin em seu discurso.

A OPAQ afirmou nesta terça-feira (6) que uma substância semelhante ao Novichok foi encontrada no corpo de Navalny, mas que não está incluída na lista de substâncias químicas proibidas do órgão.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала