Conselho de Segurança da ONU pede fim imediato de conflito entre Armênia e Azerbaijão

© AP Photo / Bebeto MatthewsReunião do Conselho de Segurança da ONU em Nova York
Reunião do Conselho de Segurança da ONU em Nova York - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O Conselho de Segurança da ONU pediu nesta terça-feira (29) o fim imediato dos ataques ocorridos na região de Nagorno-Karabakh, onde os confrontos entraram no terceiro dia consecutivo.

Os países integrantes do conselho publicaram um comunicado conjunto expressando preocupação com a escalada de violência na região.

"Os membros do Conselho de Segurança expressaram preocupação com relatos de ações militares em grande escala ao longo da linha de contato na zona de conflito de Nagorno-Karabakh. Eles condenam veementemente o uso da força e lamentam a perda de vidas e seus danos para a população civil", escreveram.

O Conselho de Segurança da ONU também pediu para que os dois países cessem os conflitos e que deem início a negociações diplomáticas.

"Os membros do Conselho de Segurança expressaram apoio ao apelo do Secretário-Geral para os lados pararem imediatamente os combates, diminuírem as tensões e retornarem às negociações sem demora", afirmaram.

A tensão na região cresce desde o último domingo (27) e os recentes conflitos já deixaram dezenas de pessoas mortas e centenas de feridas.

A região de Nagorno-Karabakh, uma região autônoma de maioria armênia, também conhecida como República de Artsakh, fica entre os dois países e declarou independência da então República Soviética do Azerbaijão em 1991.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала