- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Pandemia provoca queda de 66% no setor de turismo do Amazonas

© Folhapress / Futura PressBarco parado no porto de Manaus após governo do Amazonas proibir viagens no estado devido ao coronavírus
Barco parado no porto de Manaus após governo do Amazonas proibir viagens no estado devido ao coronavírus - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O setor de turismo no Amazonas registrou uma queda de 66% no faturamento em função das medidas de isolamento social adotadas em virtude da pandemia de COVID-19. O setor registrou redução de 72% do faturamento das agências de turismo e de 70%, na área de hospedagens.

Os dados fazem parte da Pesquisa-Raio X do Turismo Frente à COVID-19, realizada no mês de abril, pela Rede Observatório de Turismo da Universidade do Amazonas em parceria com a Amazonastur para avaliar os efeitos da crise sanitária no turismo do estado, informou Agência Brasil.

O mês de março foi o início do comprometimento nas finanças de quem opera com o turismo. Naquele mês, 54,6% sentiram a queda do faturamento, 60,6% tiveram o cancelamento de reservas, 50% tiveram que reembolsar clientes, 51,5% tiveram adiamento de serviços contratados e 53% tiveram serviços cancelados.

De acordo com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a pandemia de COVID-19 afetou o turismo e outras atividades, como o artesanato e a pesca esportiva, acarretando em redução da renda de pequenos e médios empreendedores do estado, que dependem principalmente do turismo e dos visitantes.

Em setembro, foi lançada uma campanha para divulgar o retorno gradual do turismo local, para aproveitar o chamado Verão Amazônico, iniciado em setembro, e investir no turismo doméstico.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала