NASA rastreia 2 asteroides que vão cruzar órbita da Terra com intervalo de menos de 24 horas

© Foto / NASA / Don DavisIlustração do asteroide que extinguiu dinossauros
Ilustração do asteroide que extinguiu dinossauros - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Dois asteroides de cerca de 100 m de diâmetro vão cruzar a órbita da Terra na próxima semana com menos de um dia de diferença.

Além disso, uma terceira rocha espacial, do tamanho da pirâmide de Gizé, está seguindo uma trajetória próxima de nosso planeta segundo revela o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês).

Calcula-se que o primeiro asteroide, denominado 2020 RO, tenha cerca de 130 metros de diâmetro. Ele se aproximará de nosso planeta em 25 de setembro a uma velocidade de 11,84 quilômetros por segundo.

Entretanto, o segundo corpo espacial, 2020 SM, de 100 metros de diâmetro, vai passar perto da Terra 20 horas mais tarde, a uma velocidade de 18,43 quilômetros por segundo.

CC BY 2.0 / Ruuttu / Colapso entre um asteroide e a TerraUm retrato do hipotético colapso entre um asteroide e a Terra
NASA rastreia 2 asteroides que vão cruzar órbita da Terra com intervalo de menos de 24 horas - Sputnik Brasil
Um retrato do hipotético colapso entre um asteroide e a Terra

Ambos os objetos são classificados como asteroides Apollo, ou seja eles cruzam a órbita da Terra em sua viagem pelo espaço. Apesar disso, não se acredita que representem ameaça para o nosso planeta.

Mais tarde, em 29 de setembro, um outro asteroide de cerca 200 metros de diâmetro passará a uma distância de aproximadamente 2,86 milhões de km da Terra.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала