Após navio turco deixar área disputada, Ancara espera retomar o diálogo com Atenas

© AP Photo / Ministério da Defesa da GréciaNavios de guerra da Grécia, Itália, Chipre e França participam de exercício militar no mar Mediterrâneo ao sul da Turquia, em 31 de agosto de 2020.
Navios de guerra da Grécia, Itália, Chipre e França participam de exercício militar no mar Mediterrâneo ao sul da Turquia, em 31 de agosto de 2020. - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Ancara espera que a Grécia retome o diálogo depois que seu navio de perfuração deixou a área disputada pelos dois países no Mediterrâneo Oriental, disse o porta-voz presidencial Ibrahim Kalin nesta quinta-feira (17).

"[O navio] Oruc Reis está de volta às docas de Antalya. Espero que o lado grego use isso como uma oportunidade para avançar as conversas e poder retomar as negociações exploratórias em breve, e isso terá um reflexo positivo na cúpula da União Europeia em 24 e 25 de setembro", disse Kalin em videoconferência com o think tank European Council on Foreign Relations.

O porta-voz do presidente Tayyip Erdogan acrescentou que Ancara quer colocar as relações com a Grécia e a União Europeia em uma nova página. 

As tensões no Mediterrâneo Oriental estão altas há meses por conta do navio turco Oruc Reis. Ancara enviou a embarcação, acompanhada por navios militares, para procurar por recursos naturais em uma área que Atenas diz fazer parte de seu território

O navio de pesquisa da Turquia deixou sua posição apenas após países da União Europeia ameaçarem aplicar sanções contra Ancara caso o diálogo com a Grécia não seja retomado. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала