- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Aumento do uso de energia renovável devido à pandemia é 'controverso', diz especialista

© Folhapress / Raul SpinasséTorre do parque eólico Casa Nova I, no norte da Bahia, às margens do lago de Sobradinho
Torre do parque eólico Casa Nova I, no norte da Bahia, às margens do lago de Sobradinho - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
A aceleração do uso de energias renováveis em razão da pandemia do coronavírus, fenômeno apontado por consultoria internacional, é algo "controverso", disse à Sputnik Brasil especialista no setor. 

Segundo pesquisa da PwC, a pandemia da COVID-19 foi responsável por aumentar o desenvolvimento das fontes renováveis nos modelos de negócios das empresas de energia, o que pode levar o setor atingir a meta de emissão zero de carbono até 2050.

Além disso, relatório do Instituto de Economia Energética e Análise Financeira (IEEFA, pela sigla em inglês), aponta que, mesmo com a crise, os custos da produção de energia renovável continuarão sendo reduzidos. No Brasil, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) avalia que a pandemia diminuiu um pouco o ritmo de crescimento, mas a aceleração ainda é exponencial.

Para o engenheiro químico Carlos Arentz, professor de planejamento energético e recursos renováveis da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), "fazer uma correlação entre o aumento do uso de energias renováveis devido a efeitos da COVID-19 é um pouco controverso considerando a opinião de outras consultorias". 

Em sua análise, o setor continua crescendo apesar da crise gerada pela pandemia, e não em razão dela. 

"O uso de energia renovável é uma tendência que veio para ficar, devido fundamentalmente à questão da redução das mudanças climáticas, da emissão de gases de efeito estufa e ao barateamento dessas formas de geração de energia, tanto solar como eólica, o que têm tornado essa energia renovável competitiva frente às formas de energia tradicionais", disse o especialista. 

Brasil é 'pródigo' em energia renovável

Segundo ele, em alguns lugares do mundo o setor renovável pode até possuir "vantagens em termos econômicos", fator que tem "favorecido a sua utilização" globalmente. 

Para o professor, o Brasil é um país "pródigo" em utilizar fontes renováveis em sua matriz energética, o que deve continuar no futuro. Ele ressalta que as energias solar e eólica estão ganhando espaço no setor de energia renovável, no qual as hidrelétricas sempre contribuíram fortemente. 

"O Brasil já é há muito tempo pródigo no uso de energias renováveis, mesmo antes de haver essa ênfase na questão. O Brasil tem um grande parque de geração de energia elétrica usando água. Nos últimos anos, tem havido um grande incentivo, devido à disponibilidade de energia solar e eólica no país, ao aumento do uso de energia renovável", afirmou Arentz. 

O especialista cita plano decenal de expansão de energia, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), órgão de planejamento do setor no Brasil, apontando que "a geração de energia solar e eólica crescerá muito nos próximos anos". 

Segurança de fornecimento

Sobre o desenvolvimento de novos modelos de negócios pelas empresas de energia, direcionando suas atenções às energias renováveis, ele diz que a tendência já vinha "sendo estabelecida", mas admite que ela "talvez" esteja sendo "acelerada ou incentivada pelo momento que a gente está vivendo". 

"O cliente está se preocupando com a garantia do suprimento, uma vez que está havendo a quarentena. Isso está gerando um modelo de negócios no qual o empreendedor não vai se preocupar em gerar energia hidráulica e solar mais barata, vai se preocupar em gerar um pacote de energia que dê segurança para o cliente no longo prazo e, ao mesmo tempo, ofereça uma energia que seja sustentável em dimensões como redução de emissões de gases de efeito estufa e até redução de impactos ambientais", disse o engenheiro químico Carlos Arentz.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала