Oxigênio verde detectado brilhando na atmosfera de Marte

CC BY 2.0 / Kevin Gill / MarsMarte (imagem de arquivo)
Marte (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Uma nave espacial europeia detectou brilho esverdeado na atmosfera de Marte, algo que seria possível observar somente na Terra.

A missão ExoMars da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) detectou oxigênio verde brilhante na atmosfera do Planeta Vermelho. Além da Terra, esta é a primeira vez que tal fenômeno é visto em outro planeta.

Em nosso planeta, o oxigênio brilhante pode ser visto durante as auroras polares, quando os elétrons energéticos do espaço atingem a atmosfera superior. Esta emissão de luz alimentada por oxigênio dá às auroras polares seu belo e característico tom esverdeado.

© Foto / ESARepresentação artística exibe brilho verde na atmosfera de Marte
Oxigênio verde detectado brilhando na atmosfera de Marte - Sputnik Brasil
Representação artística exibe brilho verde na atmosfera de Marte
"Uma das emissões mais brilhantes observadas na Terra vem do fulgor noturno. Mais concretamente, dos átomos de oxigênio que emitem um comprimento de onda de luz particular que nunca foi visto em torno de outro planeta", declarou Jean-Claude Gérard, pesquisador da Universidade de Liège, Bélgica, e autor principal do estudo.

"Contudo, esta emissão tinha sido prevista a existir em Marte há aproximadamente 40 anos e, graças ao orbitador rastreador de gás [TGO], conseguimos encontrá-la", acrescentou.

© Foto / NASABrilho esverdeado de oxigênio na atmosfera da Terra
Oxigênio verde detectado brilhando na atmosfera de Marte - Sputnik Brasil
Brilho esverdeado de oxigênio na atmosfera da Terra

"As observações em Marte concordam com modelos teóricos anteriores, mas não com o brilho real que vimos em volta da Terra, onde a emissão visível é muito mais fraca, o que sugere que temos mais a aprender como os átomos de oxigênio se comportam, sendo isso extremamente importante para a nossa compreensão da física atômica e quântica", concluiu cientista.

O brilho verde foi detectado em Marte pelo orbitador rastreador de gás da missão ExoMars, que está girando em torno do planeta desde 2016.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала