Gastos com caças F-18 representam riscos para segurança nacional dos EUA, avalia especialista

© REUTERS / Ints KalninsCaça F-16 da Força Aérea portuguesa e caça CF-18 Hornet patrol da Força Aérea canadense sobre o mar Báltico (foto de arquivo)
Caça F-16 da Força Aérea portuguesa  e caça CF-18 Hornet patrol da Força Aérea canadense sobre o mar Báltico (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Analista acredita que as já tomadas "decisões questionáveis de gastos" com os caças F-18 estão deixando os responsáveis pela segurança nacional dos Estados Unidos sob pressão.

George Landrith, colunista do portal Defende News, considera ser urgentemente preciso equilibrar o orçamento de defesa norte-americana com necessidades futuras, devido a limites orçamentários.

"Os planos orçamentários para o próximo ano revelam que o Pentágono não planeja acrescentar [caças] F-18 para substituir aeronaves que não podem mais voar. Portanto, a falta de aviões irá se agravar enquanto esperarmos outra década para uma nova aeronave ser desenvolvida e entregue das linhas de produção [...]", pondera Landrith.

Além disso, o envelhecimento da frota de aeronaves norte-americanas representaria um custo maior de operação, assim como faz com que a frota da Marinha se torne mais perigosa para pilotos sem uma grande reforma geral.

"A decisão de comprar menos F-18 do que a Marinha precisa significa que a atual falta de asas se tornará pior. Também irá enfraquecer nossas capacidades por ao menos umas décadas. Este é de fato um grande risco", alerta o especialista.

O colunista avalia que os EUA devem "continuar desenvolvendo ferramentas modernas e eficientes [...]. Para não serem superados por outras potências militares, seria necessário reequilibrar as prioridades do Pentágono".

Segundo Landrith, cortar o financiamento do programa F-18 coloca a segurança nacional dos EUA em uma posição de vulnerabilidade. Portanto, o Congresso e administração dos EUA deveriam intervir para assegurar as capacidades de defesa norte-americanas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала