Asteroide Ryugu tem incrível segredo desvendado por missão japonesa (FOTOS)

© AP Photo / ISAS/JAXA via APImagem computadorizada da nave espacial Hayabusa 2 perto do asteroide Ryugu, em 5 de abril de 2019 (foto de arquivo)
Imagem computadorizada da nave espacial Hayabusa 2 perto do asteroide Ryugu, em 5 de abril de 2019 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Sonda espacial japonesa Hayabusa2 tirou fotos do asteroide Ryugu que mostram que o mesmo teria estado muito próximo do Sol há 300 mil anos.

As imagens foram obtidas por uma câmera de navegação telescópica (ONC-T, na sigla em inglês), com sete cores, instalada a bordo da sonda japonesa, a uma distância de aproximadamente 290 milhões de quilômetros da Terra.

Na ocasião, a missão japonesa se aproximou do Ryugu com o intuito de obter amostras para pesquisas científicas.

© Foto / Tomokatsu Morota et al.Imagens da superfície do asteroide Ryugu
Asteroide Ryugu tem incrível segredo desvendado por missão japonesa (FOTOS) - Sputnik Brasil
Imagens da superfície do asteroide Ryugu

Enquanto a Hayabusa2 aterrissava em uma área de cor mais azulada do corpo celeste em 29 de fevereiro, isso provocou a pulverização e dispersão de fragmentos do solo. Logo em seguida, quando voltou a decolar, surgiu nessa área uma camada de grãos de cor vermelha.

A análise espectral da superfície de Ryugu verificou que o padrão de vermelho e azul indica que o asteroide se aproximou do Sol em algum momento de sua história.

Os pesquisadores acreditam que tal aproximação ocorreu cerca de 300 mil anos atrás, publicou a revista científica Science.

"As variações de cor latitudinais sugerem que o tom avermelhado do material da superfície [tenha sido provocado] pelo calor solar e/ou intempérie espacial", escreveram os cientistas japoneses na publicação.

De volta à Terra

Atualmente, os cientistas esperam o retorno da missão junto com o material recolhido do asteroide.

Espera-se que a Hayabusa2 chegue à Terra em dezembro deste ano. Seu caminho de volta deverá ser mais curto do que o de ida.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала