Campanha de pressão? Irã rejeita alegação dos EUA de receber ouro da Venezuela

© AFP 2022 / HO / Venezuelan Presidency / AFPNicolás Maduro falando ao lado de lingotes de ouro
Nicolás Maduro falando ao lado de lingotes de ouro - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Ministério das Relações Exteriores do Irã afirma que Washington está usando acusações falsas para intensificar a sua campanha de pressão sobre a Venezuela.

O porta-voz da chancelaria iraniana, Seyed Abbas Mousavi, citado pela agência de notícias iraniana Tasnim, descreveu as alegações de que o Irã estaria recebendo aviões carregados com barras de ouro da Venezuela como "comentários sem fundamentos" destinados a aumentar a pressão sobre a nação sul-americana.

De acordo com o diplomata, estas alegações dos EUA são "uma tentativa de obstruir os planos do governo venezuelano de revitalizar as refinarias do país e produzir produtos petrolíferos, incluindo gasolina, cuja escassez tem sido causada pelas cruéis sanções americanas".

Anteriormente, o enviado especial dos EUA para a Venezuela, Elliott Abrams, tinha afirmado que a ajuda iraniana a Caracas "está sendo paga em ouro", alegando que aviões iranianos que transportam equipamento para a indústria petrolífera venezuelana estão regressando carregados de ouro.

A Bloomberg, citando fontes, havia informado que funcionários venezuelanos carregaram cerca de nove toneladas de ouro em aviões ligados ao Irã como pagamento pela revitalização das refinarias de petrôleo venezuelanas.

© Foto / Pixabay /PublicDomainPicturesBarras de ouro (imagem de arquivo)
Campanha de pressão? Irã rejeita alegação dos EUA de receber ouro da Venezuela - Sputnik Brasil
Barras de ouro (imagem de arquivo)

Teerã e Caracas foram atingidas por sanções americanas, incluindo restrições destinadas a atingir os seus setores energéticos, que os dois países consideram ilegais frente ao direito internacional.

Washington procura abertamente destituir o presidente venezuelano Nicolás Maduro e apoia o seu principal rival político, Juan Guaidó.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала