Incêndio em zona de exclusão de Chernobyl já foi extinto, afirmam autoridades

© Sputnik / StringerUsina Nuclear de Chernobyl com a cúpula sobre o 4º reator destruído
Usina Nuclear de Chernobyl com a cúpula sobre o 4º reator destruído - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O incêndio na zona de exclusão de Chernobyl já foi extinto, comunicou o chefe do Serviço Estatal para Situações de Emergência da Ucrânia, Nikolai Chechotkin, em um informe para o presidente Vladimir Zelensky.

"À pergunta do presidente sobre quando será detido o incêndio na zona de exclusão, Nikolai Chechotkin respondeu que já não há mais fogo", disse o serviço de imprensa do presidente ucraniano. 

​Apesar de o fogo na região já ser considerado controlado, o Serviço Estatal para Situações de Emergência da Ucrânia afirmou ainda necessitar de mais alguns dias para "apagar a combustão latente depois do incêndio na zona de exclusão da central nuclear de Chernobyl e seus arredores".

Nos últimos dias, incêndios consumiram parte de uma floresta próxima a Chernobyl, preocupando autoridades locais e internacionais. As chamas chegaram a apenas dois quilômetros dos depósitos de Pidlisny, onde são armazenados os resíduos mais radioativos de toda a região. No entanto, especialistas ucranianos afirmaram que, por outro lado, essas combustões eram importantes porque liberavam radionuclídeos artificiais que permaneciam retidos na vegetação e na camada superficial do solo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала