Irã torna-se capaz de produzir transportadores de satélite de 3ª geração

© AP Photo / Iranian National Space CenterFoto de base de lançamento de satélites, no Centro Espacial Nacional Khomeini, no Irã (foto de arquivo)
Foto de base de lançamento de satélites, no Centro Espacial Nacional Khomeini, no Irã (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O Irã agora é capaz de produzir transportadores de satélite de 3ª geração, segundo anunciado nesta quinta-feira (6) por Morteza Barari, chefe da Agência Espacial do Irã (ISA).

Na segunda-feira (3), Barari disse que Teerã planeja lançar o satélite Zafar em órbita em um futuro próximo.

"Hoje, obtemos uma tecnologia da terceira geração de transportadores de satélite, chamado Sarir", disse Barari na entrevista publicada pela agência de notícias Fars.

Barari afirmou que os pesquisadores iranianos fizeram grandes progressos nas áreas de pesquisa espacial e de aviação.

Em janeiro deste ano, o Irã não conseguiu lançar diversos satélites em órbita. Vários países ocidentais condenaram as iniciativas espaciais iranianas, alegando que elas violam a Resolução 2231 do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os Estados Unidos insistem que o documento proíbe o Irã de lançar foguetes, enquanto a Rússia diz que o texto da resolução simplesmente pede a Teerã que se abstenha desse tipo de atividade.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала