- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil e Índia assinam 15 acordos bilaterais durante visita de Bolsonaro a Nova Deli

© REUTERS / Altaf HussainPresidente do Brasil, Jair Bolsonaro, primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente indiano, Ram Nath Kovind, durante a recepção de Bolsonaro no Palácio Presidencial Rashtrapati Bhavan em Nova Deli, 25 de janeiro de 2020
Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente indiano, Ram Nath Kovind, durante a recepção de Bolsonaro no Palácio Presidencial Rashtrapati Bhavan em Nova Deli, 25 de janeiro de 2020 - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
No sábado (25), o Brasil e a Índia assinaram múltiplos memorandos de entendimento para reforçar a cooperação bilateral, durante a visita de Jair Bolsonaro a Nova Deli.

O Brasil e a Índia assinaram múltiplos memorandos de entendimento para reforçar a cooperação bilateral, criando a fundação para o estabelecimento de oportunidades de investimentos e desenvolvimento de bioengenharia, medicina, tecnologia de informação e turismo, declarou o chanceler da Índia no sábado (25).

Os países decidiram reforçar as relações com 15 memorandos de entendimento, inclusive "Cooperação em Investimentos e Tratado de Facilitação entre a Índia e o Brasil", segundo o chanceler da Índia, Subrahmanyam Jaishankar.

Além disso, os países da América do Sul e do Sul Asiático vão cooperar no campo da indústria de bioengenharia.

"[Foi assinado] memorando de entendimento entre a Indian Oil Corporation [empresa petrolífera da Índia] e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) para o estabelecimento de uma instituição nodal na Índia de realização de pesquisa em bioengenharia", nota um dos memorandos, publicado no site da chancelaria indiana.

Além disso, o Brasil e a Índia esperam cooperar nas esferas de saúde e medicina, assim como estimular o intercâmbio cultural nos próximos quatro anos.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que está em visita oficial a Nova Deli para acompanhar as celebrações do Dia da República da Índia, é o terceiro líder brasileiro a visitar o país asiático desde 1961, ano em que as relações entre as duas nações pioraram devido ao Brasil ter se oposto à intenção da Índia de libertar Goa do domínio português.

As relações entre as duas nações permaneceram ariscas por décadas, mesmo estando ambos os países fazendo parte de associações tais como BRICS, IBSA, G20 e organizações internacionais como a ONU.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала