Fortaleza nuclear: Rússia inicia modernização de base de submarinos estratégicos do Pacífico

© Sputnik / Ildus GilyazutdinovSubamarino nuclear Aleksandr Nievsky, da classe Borei, chega no porto de Vilyuchinsk, em Kamchatka, na Rússia
Subamarino nuclear Aleksandr Nievsky, da classe Borei, chega no porto de Vilyuchinsk, em Kamchatka, na Rússia  - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Porto estratégico russo localizado no extremo leste do país, na península de Kamchatka, e morada dos submarinos estratégicos russos mais valiosos terá suas instalações renovadas.

Vilyuchinsk é uma pequena cidade da região de Kamchatka, no Extremo Oriente russo, e se localiza a 20 km da capital da região, Petropavlovsk-Kamchatsky. A localização de ambas as cidades foi estrategicamente escolhida por ficarem em uma baía capaz de proteger os navios dos furiosos ventos do oceano Pacífico.

Sob o ponto de vista militar, Vilyuchinsk tem a vantagem de dar acesso direto às águas profundas do oceano, o que a torna o local ideal para acolher os submarinos da Marinha russa. Por isso, esse foi o ponto escolhido para a criação de um grande centro de construção e manutenção de submarinos, ainda na década de 1970.

© Sputnik / Ildus Gilyazutdinov / Abrir o banco de imagensSubmarino nuclear russo Vladimir Monomakh de classe Borei
Fortaleza nuclear: Rússia inicia modernização de base de submarinos estratégicos do Pacífico  - Sputnik Brasil
Submarino nuclear russo Vladimir Monomakh de classe Borei

Atualmente a base russa, que é a casa dos submarinos estratégicos russos da Frota do Pacífico, está sendo completamente renovada, para torná-la mais eficiente e aprimorar a sua capacidade de defesa.

A reforma não é muito diferente da do porto de Novorossiysk, localizado no mar Negro, no extremo oposto do imenso território russo. O projeto maciço começou em 2005 e inclui dois quebra-mares que medem 850 e 1.400 metros, respectivamente, numerosos cais e uma pequena enseada especializada para submarinos.

Os quebra-mares de Novorossiysk, por exemplo, são estruturas gigantescas, que se estendem por mais de 50 metros abaixo do nível do mar, protegendo os navios de tempestades e possíveis sabotagens. As estruturas também possibilitam todas as operações de reabastecimento, rearmamento e manutenção dos navios de guerra.

© Sputnik / Aleksandr Piragis Pôr do sol em Kamchatka, região que, além de receber poderosos subarinos estratégicos, ainda é uma das destinações turísticas mais cobiçadas da Rússia
Fortaleza nuclear: Rússia inicia modernização de base de submarinos estratégicos do Pacífico  - Sputnik Brasil
Pôr do sol em Kamchatka, região que, além de receber poderosos subarinos estratégicos, ainda é uma das destinações turísticas mais cobiçadas da Rússia

De acordo com o jornal Izvestia, as estruturas que estão sendo construídas em Kamchatka seguem na mesma linha. Na primeira fase estão previstos um quebra-mar e um cais. A modernização irá permitir que o porto acomode os futuros submarinos estratégicos da classe Borei-A, dois dos quais devem integrar a Frota do Pacífico. O porto também será capacitado para receber submarinos de ataque da classe Yasen e outros ativos valiosos da Marinha russa.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала