4º Fórum de Mídia do BRICS: agências Sputnik e Xinhua assinam acordo de cooperação em São Paulo

© Foto / Rogério Melo/PRBandeiras dos países-membros do BRICS
Bandeiras dos países-membros do BRICS - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
As agências de notícias da Rússia e da China assinaram acordo de cooperação durante o 4º Fórum de Mídia do BRICS, celebrado entre os dias 30 e 31 de outubro, em São Paulo.

A agência de notícias russa Sputnik e sua homóloga chinesa Xinhua assinaram acordo que prevê o intercâmbio de conteúdos nas línguas espanhola e árabe.

"As duas agências líderes da China e da Rússia trabalham ativamente tanto nos países árabes, quanto na América Latina – regiões ricas em eventos relevantes em escala mundial", disse o editor-chefe adjunto da "Rossiya Segodnya", da qual a Sputnik faz parte, Dmitry Gornostaev.

Gornostaev citou os protestos no Chile, a questão venezuelana e os conflitos no Golfo Pérsico como exemplo da relevância da América Latina e do Oriente Médio para a política mundial.

"Acontece regularmente de nossos correspondentes estarem locados em pontos diferentes de um mesmo acontecimento. Frequentemente, um correspondente da Sputnik consegue uma informação exclusiva, que a Xinhua em árabe e em espanhol ainda não tem, e vice-versa", explicou Dmitry Gornostaev.

"Agora nós poderemos receber notícias da Xinhua em árabe e espanhol e compartilhar materiais exclusivos com os nossos colegas chineses em questão de segundos. Além disso, é importante frisar que nós seguimos desenvolvendo cooperação midiática real com uma das principais agências de notícias do mundo, com a qual temos relações muito próximas", acrescentou o representante da Sputnik.

© Sputnik / Yevgeny BiyatovJornalistas se reúnem em centro de mídia durante Conferência de Chefes de Estado do BRICS
4º Fórum de Mídia do BRICS: agências Sputnik e Xinhua assinam acordo de cooperação em São Paulo  - Sputnik Brasil
Jornalistas se reúnem em centro de mídia durante Conferência de Chefes de Estado do BRICS

O redator chefe da Xinhua, Xe Pin, notou que a assinatura do acordo é um exemplo prático da cooperação ente a Sputnik e a Xinhua no âmbito do Fórum de Mídia dos BRICS.

"Estou seguro de que, no contexto de desenvolvimento consistente das relações entre Rússia e China, da parceria abrangente e da cooperação estratégica nesta nova era, parcerias entre a Xinhua, a Sputnik e outros veículos de mídia, sempre nos levarão a novos sucessos", declarou He Ping.

As agências estão representadas no 4º Fórum de Mídia do BRICS, que ocorre nesta semana em São Paulo. 

Agenda BRICS 2020

O próximo Fórum de Mídia do BRICS deve ser realizado em 2020 na cidade russa de Novosibirsk, informou Dmitry Gornostaev à Sputnik.

"Na reunião do conselho do Fórum de Mídia, em São Paulo, nossa delegação informou aos colegas que a próxima cúpula é planejada para ser celebrada em Novosibirsk. Tudo irá depender da programação final da presidência pré-tempore da Rússia no BRICS", declarou Gornostaev, que é o codiretor da edição atual do Fórum.

O Brasil ocupa atualmente a presidência pré-tempore do BRICS, que deve ser transferida para a Rússia em 2020. A Rússia ainda está trabalhando no calendário de eventos para o próximo ano. A Cúpula de Líderes do BRICS de 2020 está prevista para ser realizada em São Petersburgo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала