Tubarão-baleia esconde nova espécie de crustáceo na boca (FOTO)

© AFP 2022 / Don EmmertVisitantes observando um tubarão-baleia no Aquário da Geórgia, nos EUA (foto de arquivo)
Visitantes observando um tubarão-baleia no Aquário da Geórgia, nos EUA (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Espécie de crustáceo nunca antes vista é achada dentro da boca de tubarão-baleia.

A boca de um tubarão não parece ser o melhor ambiente para outros animais viverem, mas há exceções.

Pesquisadores japoneses descobriram uma espécie semelhante a um camarão na boca de um tubarão-baleia.

© AFP 2022 / Ko Tomikawa / Universidade de HiroshimaFoto, tirada pelo professor Ko Tomikawa, mostra um Podocerus jinbe, criatura recém-descoberta por pesquisadores japoneses na boca de um tubarão-baleia
Tubarão-baleia esconde nova espécie de crustáceo na boca (FOTO) - Sputnik Brasil
Foto, tirada pelo professor Ko Tomikawa, mostra um Podocerus jinbe, criatura recém-descoberta por pesquisadores japoneses na boca de um tubarão-baleia

Estes pequenos animais são uma variedade da subordem da gammaridea, um tipo de crustáceo conhecido pela sua capacidade de sobreviver em uma grande variedade de habitats.

A nova espécie é marrom e tem cerca de cinco milímetros de comprimento e patas peludas que a ajudam a alimentar-se capturando substâncias orgânicas. Recebeu o nome de Podocerus jinbe em homenagem ao nome japonês para o tubarão-baleia, jinbe zame.

"Essa criatura, que normalmente tem de 3 a 5 centímetros de comprimento, é incrível porque pode viver em diferentes ambientes", afirmou à AFP o pesquisador sênior Ko Tomikawa, professor associado da Universidade de Hiroshima. "Mas não esperava encontrar um dentro da boca de um tubarão-baleia", acrescentou.

Tomikawa explicou que há uma razão pela qual o Podocerus jinbe foi detectado em um lugar tão estranho: "Provavelmente, a boca do tubarão-baleia é um bom habitat, porque a água fresca do mar, que ele precisa para respirar, entra lá regularmente, bem como alimentos. Também se trata de um lugar seguro sem predadores", concluiu o cientista.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала