Voltando 60 anos no tempo: confira FOTOS históricas do lado oculto da Lua

© Sputnik / Anton Denisov / Abrir o banco de imagensLua (imagem de arquivo)
Lua (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O Arquivo Estatal de Documentação Técnico-Científica da Rússia forneceu à Sputnik umas das primeiras fotografias do lado oculto da Lua tiradas pela sonda soviética Luna-3 há exatos 60 anos.

Entre as imagens acessadas pela Sputnik estão a da posição da sonda interplanetária automática Luna-3 ao registrar o lado oculto do nosso satélite natural, as fotos do lado oculto da Lua, bem como a foto da maquete da sonda soviética.

© Foto / RGANTDUma das primeiras fotos do lado oculto da Lua tiradas pela estação Soviética Luna-3
Voltando 60 anos no tempo: confira FOTOS históricas do lado oculto da Lua - Sputnik Brasil
Uma das primeiras fotos do lado oculto da Lua tiradas pela estação Soviética Luna-3

"Para surpresa dos cientistas, o lado oculto da superfície lunar acabou sendo mais liso do que visível. Há menos 'mares lunares' e crateras nele", afirmou Andrei Kurakin, diretor do Departamento de Preservação e Contabilidade do Arquivo Estatal de Documentação Técnico-Científica da Rússia.

© RGANTDAs imagens foram feitas a uma distância de 60 mil a 70 mil quilômetros da Terra
Voltando 60 anos no tempo: confira FOTOS históricas do lado oculto da Lua - Sputnik Brasil
As imagens foram feitas a uma distância de 60 mil a 70 mil quilômetros da Terra

A sonda interplanetária Luna-3 foi lançada no dia 4 de outubro de 1959, e em 7 de outubro de 1959 ocorreu um evento marcante na história da astronáutica: pela primeira vez foi possível olhar além do "horizonte lunar" e fotografar o misterioso lado oculto do nosso satélite natural.

Baseando-se nas fotos tiradas pela sonda soviética, os primeiros atlas e o mapa do lado oculto da Lua foram produzidos em 1960, e um novo globo do satélite natural da Terra foi lançado em 1961. As imagens foram feitas a uma distância de 60 mil a 70 mil quilômetros da Terra.

Coleção de fotos

Para fotografar o lado oculto da Lua, foi utilizado um filme fotográfico norte-americano de 35 milímetros, obtido de balões de reconhecimento americanos derrubados pela URSS durante espionagem do território soviético. Ao todo, 29 fotos foram tiradas durante o voo.

A revelação do filme fotográfico aconteceu dentro da sonda, e no dia 18 de outubro, quando a sonda Luna-3 regressou para Terra, 17 fotografias foram registradas por uma câmera de filmagem e transmitidas para estações terrestres na Crimeia e Kamchatka. Depois de alguns retoques, algumas delas foram publicadas pela primeira vez no jornal Pravda em 27 de outubro.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала