Trump diz que Ucrânia 'deve investigar' Joe Biden e seu filho

© AP Photo / Evan VucciPresidente Donald Trump encontra seu homólogo ucraniano, Vladimir Zelensky, no hotel InterContinental Barclay em Nova York, Estados Unidos
Presidente Donald Trump encontra seu homólogo ucraniano, Vladimir Zelensky, no hotel InterContinental Barclay em Nova York, Estados Unidos - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (3) que gostaria que o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, investigasse as atividades do ex-vice-presidente norte-americano, Joe Biden, e do seu filho Hunter.

Trump disse que a Ucrânia "deve investigar as atividades da família Biden", acrescentando que a China já iniciou tais investigações, sem oferecer detalhes sobre quais apurações Pequim estaria realizando.

"Eu diria ao presidente Zelensky que no seu lugar eu começaria a realizar uma investigação contra os Biden", disse Trump a jornalistas.

Ao ser perguntado se solicitou que a China realizasse uma investigação contra a família Biden, Trump afirmou que não fez este pedido, mas destacou que "vale a pena começar a pensar sobre isso".

O Congresso norte-americano está investigando a denúncia de que Trump pediu um favor ao presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, para ajudar a investigar o ex-vice-presidente Joe Biden e seu filho, Hunter Biden, que trabalhou para uma companhia de gás ucraniana.

Pedido de impeachment

Os democratas acusam Donald Trump de colocar em perigo a segurança nacional e a integridade do pleito para presidente. A conversa com Zelensky aconteceu pouco depois dos EUA congelarem quase US$ 400 milhões em ajuda para a Ucrânia, o que motivou acusações de que Trump utilizou o corte para se favorecer politicamente nas eleições presidenciais de 2020.

O caso levou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a aceitar o pedido de abertura de impeachment contra Trump. A Casa possui maioria democrata, mas o Senado dos EUA hoje tem maioria de republicanos.

Trump divulgou a transcrição de sua conversa com Zelensky e negou qualquer irregularidade, classificando a investigação de impeachment dos democratas como mais uma caça às bruxas política destinada a reverter o resultado das eleições presidenciais de 2016 nos EUA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала