Irã diz que 'passo importante' foi dado para reunião sobre acordo nuclear com os EUA

© Sputnik / Sergei Guneev / Abrir o banco de imagensPresidente iraniano Hassan Rouhani
Presidente iraniano Hassan Rouhani  - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, comentou nesta segunda-feira (30) sobre a preparação de uma reunião com os Estados Unidos para discutir o acordo nuclear do país persa.

"Os ministros [das relações exteriores dos Estados-membros do acordo nuclear iraniano] do formato 4 + 1 [Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha] discutiram; os lados fizeram os preparativos para a reunião no formato 5 + 1 [incluindo os Estados Unidos]", disse Rouhani.

O presidente iraniano acrescentou que a estrutura para realizar a reunião nesse formato foi acordada por sete países, mas não os nomeou.

"Na minha opinião, um passo importante foi dado... [esse passo] pode ser desenvolvido em outra forma [de negociações]", disse Rouhani em comunicado.

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, havia declarado anteriormente que os Estados Unidos deveriam mudar seu comportamento e retornar ao acordo nuclear com o Irã — só então seria possível o encontro entre Washington e Teerã.

Na sexta-feira, Rouhani disse que o Irã estava pronto para participar imediatamente de conversas no formato 5 + 1 sobre o acordo nuclear, mas somente depois de Washington suspender as sanções que aplicou contra Teerã.

Em maio de 2018, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirou unilateralmente seu país do acordo nuclear com o Irã e impôs sanções contra o país persa. Um ano depois, o Irã decidiu deixar de cumprir as obrigações do acordo nuclear e pediu que os outros membros do pacto agissem para salvar o acordo. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала