VÍDEO mostra planeta gigante orbitando estrela anã vermelha

© REUTERS / GUILLEM ANGLADA-ESCUDERepresentação do planeta gigante gasoso GJ 3512b orbitando ao redor da estrela anã vermelha GJ 3512
Representação do planeta gigante gasoso GJ 3512b orbitando ao redor da estrela anã vermelha GJ 3512 - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Uma equipe internacional de cientistas descobriu um planeta gigante gasoso similar a Júpiter, orbitando ao redor de uma estrela anã vermelha.

Em estudo publicado pela revista Science, os pesquisadores analisaram a estrela conhecida como GJ 3512, localizada a aproximadamente 31 anos-luz da Terra.

O corpo celeste é mais leve, menor e menos brilhante do que o Sol. Vale ressaltar que anãs vermelhas são as estrelas mais comuns no Universo e representam mais de 70 de todos os "sóis".

Apesar de comuns, apenas 10% dos exoplanetas descobertos orbitam ao redor de anãs vermelhas.

Os responsáveis pelo estudo encontraram em torno da GJ 3512 um planeta gigante gasoso, chamado GJ 3512b, cuja massa é quase a metade da de Júpiter. Esse exoplaneta orbita sua estrela a uma distância semelhante a que existe entre a Terra e o Sol.

Os cientistas estimam que a GJ 3512 seja apenas 40% maior do que o GJ 3512b. "Em comparação, o Sol é aproximadamente 10 vezes maior do que Júpiter", explicou Juan Carlos Morales, membro do Instituto de Ciências do Espaço da Espanha e autor principal do estudo.

A teoria da formação planetária indica que as estrelas anãs abrigam planetas pequenos como a Terra ou Netuno, ressaltou Morales.

No entanto, a descoberta de um gigante gasoso em torno de seu astro pequeno desafia os modelos sobre como são formados os planetas.

Até agora, acreditava-se que os planetas gigantes gasosos como Júpiter e Saturno se formaram a partir de núcleos rochosos que acumulavam gás. Porém, a nova descoberta sugere que esses gigantes gasosos se formaram depois da ruptura em partes do disco protoplanetário em torno da estrela.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала